25.5 C
Vitória
sábado, 18 maio, 2024

10 restaurantes vegan ou com opções vegetais no ES

Conheça dez restaurantes que servem delícias totalmente vegetais na seleção do ES Brasil

Criado em 1994, o Dia Mundial do Veganismo foi escolhido em comemoração ao 50º aniversário da organização inglesa The Vegan Society (TVS), que contribuiu para popularizar a luta antiespecista no mundo. Antes dela, religiões antigas já abordavam a questão animal, como o hinduísmo, que pregava a “ahimsa” (não violência) como um de seus fundamentos, e o budismo, que também considerava a senciência dos animais e pregava a compaixão. Mais tarde, o movimento Rastafári, na Jamaica, também defendia uma dieta com quase nada de origem animal. 

O movimento vegano e vegetariano tem ganhado cada vez mais espaço na cena gastronômica e os adeptos podem encontrar na Grande Vitória vários lugares especializados na culinária à base de plantas, além de estabelecimentos que oferecem opções para atender esse público que cresce mundialmente a cada ano.

- Continua após a publicidade -

A ES Brasil selecionou dez destinos onde a criatividade gastronômica encontra a ética e a sustentabilidade, com pratos tradicionais reinterpretados até criações gourmet para uma jornada culinária que não apenas satisfaz o paladar, mas também apoia um estilo de vida mais saudável e compassivo.

Confira a seguir 10 restaurantes que servem comida vegetariana na Grande Vitória e conheça também opções de alimentos vegetais produzidos sob encomenda para quem deseja levar essas delícias para casa ou para eventos especiais:

1. Mãe Divina

Segundo, R. Domingos Leal, 200, Olaria, Vila Velha
Horário de funcionamento: Segunda à sexta, de 11h30 às 14h30 e sábado, de 11h30 às 15h

10 restaurantes vegan ou com opções vegetais no ES
Prato Árabe do Mãe Divina – Foto: Reprodução Instagram @maedivinarestaurante

Com um menu diferenciado a cada dia, o Mãe Divina é um restaurante que se autodenomina vegano, ou seja, adepto ao movimento político contra a exploração, abuso e abate de animais para qualquer finalidade incluindo alimentação, vestuário, entretenimento ou testes científicos, em defesa dos direitos dos animais e a ética em relação ao meio ambiente e à saúde coletiva. Preparam versões de empadão, bobó de castanhas, acarajé, paella, churrasco grego e muito mais. O cardápio é atualizado semanalmente no perfil do Mãe Divina no Instagram.

2. Agavegan

Piso 2 do Shopping Vitória, Av. Américo Buaiz, 200 Enseada do Suá, Vitória
Shopping Mestre Álvaro – Av. João Palácio, 300 – Eurico Salles, Serra
Av. Roza Helena Schorling Albuquerque, S/N – Aeroporto, Vitória

Horário de funcionamento: Aeroporto – Segunda à domingo, de 3h às 21h;  Shopping Vitória – Segunda a sábado de 10h ás 22h, domingo de 10h às 19h

10 restaurantes vegan ou com opções vegetais no ES
Hambúrguer – Foto: Reprodução Instagram @agavegan.es

Com restaurantes no Shopping Vitória e no Aeroporto de Vitória (na sala de embarque), o Agavegan oferece alimentos e produtos à base de plantas, sem crueldade animal. Eles apresentam versões totalmente vegetarianas de pratos populares como pizzas, hambúrgueres, sushi, salgadinhos brasileiros como empadas de “frango vegetal”, coxinha de carne de jaca e várias sobremesas, como a banoffee, sonho de padaria, donuts e bolos.

3. Verde Perene

Escadaria Maria Ortiz, 29 – Centro, Vitória
Horário de funcionamento: Segunda á sábado, de 11h30 às 14h30

10 restaurantes vegan ou com opções vegetais no ES
Berinjela Agridoce – Foto: Ding

Na escadaria Maria Ortiz, Centro de Vitória, o Verde Perene é um restaurante administrado por uma família de imigrantes taiwaneses com bufê que reúne pratos da culinária de Taiwan e outros preparos populares no paladar dos brasileiros, como lasanha, estrogonofe e quiche. Os destaques são as “coxas” empanadas de nata de soja, berinjela agridoce, sushis e hot rolls, rolinhos primavera e guiozás. A maioria das opções é totalmente vegetariana, mas alguns pratos contém ingredientes de origem animal, como ovo, leite e derivados, então a dica é perguntar a um dos atendentes para não ter dúvidas.

4. Thaís Góis Cozinha Especial

R. Madeira de Freitas, 244 – Praia do Canto, Vitória 
Horário de funcionamento: De segunda à sexta, de 13h às 19h, sábado, de 9h às 17h

10 restaurantes vegan ou com opções vegetais no ES
Torta de Pistache – Foto: Divulgação

Mais uma opção interessante de destino que agrada tanto veganos e vegetarianos como alérgicos a glúten, que podem experimentar sem medo todas as opções de comidas e bebidas. Na Praia do Canto, a 1ª Confeitaria saudável do Espírito Santo, a Thaís Góis Cozinha Especial apresenta uma cozinha é livre de glúten, ovos, lácteos e soja, sendo segura para alérgicos e intolerantes.

 Muitos produtos também são zero açúcar ou com açúcares mais saudáveis como o açúcar de coco, demerara e melado. A linha baby traz alimentos sem açúcar e adoçantes industrializados, adoçados com frutas como tâmara, maça e uva passas. 
Os Best Sellers são o pão de céu, um bolinho de especiarias com doce de leite vegetal, torta de pistache, bolo de laranja e bombom de morango.

5. Comer Zen

R. Vinícius Tôrres, 635 – Praia da Costa, Vila Velha
Horário de funcionamento:
De segunda à sexta, de 11h às 18h, sábado, de 11h às 14h

10 restaurantes vegan ou com opções vegetais no ES
Comer Zen – Foto: Reprodução Instagram @comerzenrestaurante

O Comer Zen é um restaurante vegetariano especializado em refeições funcionais, oferecendo uma proposta gastronômica saudável e consciente. Todos os vegetais utilizados nas preparações vêm da horta própria do restaurante, cultivados sem agrotóxicos, garantindo ingredientes frescos e naturais. Além disso, os pratos são cuidadosamente elaborados com óleo de coco, sem qualquer adição de gordura saturada, proporcionando uma experiência culinária leve e equilibrada.

6. Armazém Natural

Rua Carlos Gomes, Parque Res. Laranjeiras, Serra
Av. Dr. Herwan Modenese Wanderley, 770
Horário de funcionamento:
De segunda à sexta, de 7h às 18h

10 restaurantes vegan ou com opções vegetais no ES
Kibe – Foto: Reprodução @armazemnaturallaranjeiras

Com estabelecimentos em Jardim Camburi, Vitória, e em Laranjeiras, na Serra, o Armazém Natural é uma loja e restaurante que comercializa uma variedade de produtos naturais, fitoterápicos e vegetais para seus clientes. O restaurante serve opções vegetarianas e saudáveis aos seus frequentadores, porém algumas levam ingredientes de origem animal, a indicação é feita na legenda do prato. E para quem estiver interessado em experimentar esses sabores em casa, o Instagram da casa disponibiliza diversas receitas para você reproduzir no conforto do seu lar.

7. Casa Graviola

R. Elesbão Linhares, 41 – Praia do Canto, Vitória
Horário de funcionamento:
Segunda à domingo, de 11h30 às 21h

10 restaurantes vegan ou com opções vegetais no ES
Lasanha vegetal de berinjela – Foto: Reprodução Instagram @casagraviola

De origem carioca, a Casa Graviola, que em Vitória está localizada no Shopping Day By Day, na Praia do Canto, oferece uma seleção dedicada a receitas veganas em seu cardápio. Entre as opções de entrada, destacam-se o guacamole e a salada de vegetais tostados com tahine e melado de cana. Para pratos principais, a lasanha de vegetais, preparada com abobrinha, berinjela, queijo vegano e molho de tomate e o nhoque ao pesto de manjericão são opções. Entre as sobremesas, o destaque é a banoffee com doce de leite e chantili vegetal.

8. Bontá Forno e Cucina

R. Antônio Ataíde, 218 – Centro de Vila Velha, Vila Velha
Horário de funcionamento:
De terça à quinta, 18h às 22h, sexta, de 18h às 23h, sábado e domingo, de 11h30 às 15h30 e de 18h às 23h

Na Prainha, em vila Velha, a Bontà Forno e Cucina apresenta um menu vegano que inclui uma variedade de entradas e seis opções de pizza, incluindo uma versão doce: pizza de banana com dce de leite vegetal e queijo de castanha fermentada produzido pela queijaria vegetal capixaba Sementes Veg. Entre as escolhas disponíveis, destaca-se a Marguerita Vegana, preparada com molho de tomate italiano, queijo vegano e manjericão, a Shiitake e Zucca, com molho de abóbora, cogumelo, queijo vegano e manjericãoe a Siciliana Vegana, com molho de tomate, carne de jaca, queijo vegano, raspas de limão siciliano, manjericão e azedinha orgânica.

9 Mahai

R. Aleixo Netto, 577 – Praia do Canto, Vitória
Av. Des. Dermeval Lyrio, 121 – Loja 04 – Mata da Praia, Vitória
Horário de funcionamento:
Segunda à domingo, de 11h às 23h

Com unidades na Praia do Canto e na Mata da Praia, o Mahai dedicou uma parte do cardápio para os clientes veganos e vegetarianos, com opções de hambúrguer, sanduíche, salada, massa, arroz jambalaya e brownie feitos exclusivamente com ingredientes vegetais.

10. Maria Mariana

R. Ocidente, 106, Manguinhos, Serra
Horário de funcionamento:
Sexta à domingo, de 10h às 17h

Em Manguinhos, na Serra, o Maria Mariana é um charmoso restaurante à beira-mar conhecido por oferecer uma moqueca vegetal que tem conquistado tanto os veganos quanto aqueles que não seguem a filosofia antiespecista. A moqueca, preparada sem ingredientes de origem animal, tornou-se um sucesso entre os frequentadores, graças ao seu sabor autêntico e ingredientes frescos. O restaurante Maria Mariana é o local ideal para os amantes da culinária vegana e também para aqueles que desejam experimentar pratos inovadores e deliciosos à beira da praia, em um ambiente acolhedor e encantador.

Lista Bônus: Alimentos veganos produzidos sob encomenda

Ufofarm

Em Manguinhos, na Serra, a Ufofarm é conhecida por suas deliciosas pizzas totalmente vegetais e artesanais. Elas são preparadas com uma massa fermentada naturalmente durante 72 horas, garantindo uma textura perfeita. Utilizando apenas ingredientes frescos e de alta qualidade, a Ufofarm oferece um cardápio variado, apresentado semanalmente em seu perfil do Instagram. As pizzas são entregues aos sábados, pré-assadas e congeladas, permitindo que os clientes as armazenem no freezer por até um mês. Cada pizza é uma verdadeira obra-prima vegana, pronta para ser apreciada no conforto do lar.

Vegetalidade

Dedicada a oferecer opções veganas de produtos como pães, empanadas, fattayas, sonhos, cookies e outras delícias produzidas sob encomenda. A vegetalidade trabalha apenas com ingredientes naturais e sem qualquer componente de origem animal.

10 restaurantes vegan ou com opções vegetais no ES
Vegetalidade – Foto: Divulgação

Para aqueles que desejam surpreender alguém especial ou simplesmente se presentear com essas delícias, a “padaria” também aceita pedidos de cestas de café da manhã, proporcionando uma experiência matinal saudável e saborosa. As encomendas podem ser feitas de forma prática e fácil através do WhatsApp 27 992919680, cujo contato está disponível no perfil oficial da Vegetalidade no Instagram.

Mila Loss

Para tornar sua festa ainda mais especial com suas criações veganas de doces e bolos, a confeiteira Mila Loss produz bolos de festa, sobremesas e doces completamente livres de leite, derivados, trigo e ingredientes de origem animal. Se você deseja encomendar essas deliciosas opções, basta entrar em contato pelo WhatsApp 27 99658-5035

Sementes Veg

A primeira queijaria vegana do Estado oferece uma extensa variedade de produtos. Entre as opções estão queijos como muçarela cremosa, cheddar vegano, brie e provolone, além de cream cheeses, cremes, manteigas e iogurtes veganos. Para fazer pedidos, basta entrar em contato pelo WhatsApp, cujo número está disponível no perfil da loja no Instagram.

*Esta matéria foi publicada originalmente em 24 de outubro de 2023

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

FIQUE POR DENTRO

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -