24.4 C
Vitória
quarta-feira, 29 maio, 2024

Receita Federal alerta sobre golpe na declaração do IR

Mensagem de “Erro na Declaração do Imposto de Renda” tem circulado e conta até com PDF para dar credibilidade

Por Gustavo Costa

Com o início do prazo para a declaração do Imposto de Renda 2024, não demorou a aparecer relatos sobre um novo golpe. A Receita Federal alertou à população sobre uma nova tática de golpistas, que, usando nome da entidade, link e até PDF para impressão credibilidade, pode levar os mais desatentos a cair em armadilhas.

- Continua após a publicidade -

Mensagens em celulares ou por email avisam sobre um possível erro na declaração e determinam a necessidade de regularização até uma data limite.  Na mensagem, utilizam a sigla IRPF e se referem às possíveis vítimas como “contribuinte”, para não levantar suspeitas. 

Assim que a vítima clica no links ou aceitar fornecer seus dados, pode ser contactada por uma quadrilha de crimes cibernéticos, seja oferecendo o serviço para regularizar a situação ou mesmo pedindo informações como contas bancárias ou senhas de aplicativos.

RF não faz contato por mensagens

Com esse cenário, a Receita Federal veio à publico relembrar que não entra em contato por meio de mensagens de texto ou emails com links. A entidade utiliza principalmente o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC ) e o seu site institucional como canais seguros de comunicação.

Não importa o quão bem produzido essa mensagem seja, o contribuinte deve desconfiar desse conteúdo. A RF orienta ainda que, em hipótese alguma as pessoas devem clicar nesses links ou aceitar fazer downloads que venham com essas mensagens, visando manter a segurança cibernética.

Para saber se sua declaração teve algum problema, acesse o e-CAC e escolha a opção “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”. Em seguida, em “Processamento”, escolha “Pendências de Malha”.

O prazo para a declaração vai até 31 de maio. O contribuinte pode baixar a nova versão do programa para fazer a declaração do Imposto de Renda neste link

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA