22.7 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

07 opções para curtir as férias na Serra

O município é rico em cultura e diversão de vários tipos e ambientes diferentes, seja no litoral, nas montanhas, ou na área rural, para curtir as férias 

Por Wesley Ribeiro 

As férias escolares estão chegando e o município da Serra está cheio de belos lugares para visitar. Com as crianças em casa em tempo integral, muitas vezes as férias podem se transformar em um verdadeiro desafio para que pais e responsáveis possam lidar tranquilamente com tanta energia a energia a ser gasta pelos pequenos.

- Continua após a publicidade -

Só que, ao mesmo tempo, os dias longe da escola são também uma ótima maneira de construir boas memórias, aproveitar e registrar momentos valiosos em família.

O município da Serra, na grande Vitória, é rico em cultura e diversão de vários tipos e ambientes diferentes, seja no litoral, nas montanhas, ou na área rural.

O que não falta é lugar par se divertir, se aventurar e conhecer, especialmente nas férias. Confira na lista abaixo as opções para ajudar os pequenos a gastar as energias.

1. Parque Caminho do Mar

O local foi inaugurado em 2021 e conta com uma grande área de lazer incluindo campo society, quadra de areia, quadra poliesportiva, parquinho, praça para pets e a segunda maior rampa de skate do Estado. O Parque fica localizado em Bicanga, e funciona todos os dias, das 8 às 21 horas.

esbrasil-parque-caminho-do-mar-serra
Parque a Caminho do Mar – Foto: Reprodução Redes Sociais

2. Parque da Cidade

O parque fica localizado em Valparaíso e sempre atrai muitas famílias com crianças para brincar e realizar piqueniques. Lá também tem parquinho, área de pet, quadras e campo society, além de uma pista de caminhada.

esbrasil-parque-da-cidade-serra
Parque da Cidade – Foto: CDL Serra

3. Praias

São ótimas opções para visitar nas férias e curtir o sol. O município conta com mais de 23 quilômetros de praias com cinco balneários muito conhecidos na região: Jacaraípe, Manguinhos, Bicanga, Carapebus e Nova Almeida.

esbrasil-praia-manguinhos-serra
Praia de Manguinhos – Foto: Reprodução Google

4. Horto da Serra

Um lugar que proporciona contato direto com o meio ambiente, onde as crianças podem correr e brincar ao ar livre, além de compreender a necessidade da preservação ambiental. O local conta com parque, lagos e a Área de Preservação Ambiental (APA) do Mestre Álvaro.

esbrasil-horto-da-serra
Horto da Serra – Foto: Reprodução/Google Fotos

5. Mestre Álvaro

Quem gosta de montanhas, mata, aventuras e procura um lugar tranquilo em meio à natureza, não pode deixar de conhecer o Mestre Álvaro. Para as mais de 3 horas de subida, a pessoa deve ter um bom preparo físico, assim pode aproveitar para explorar as trilhas do nosso ponto turístico mais conhecido.

esbrasil-mestre-alavaro-serra
Morro do Mestre Álvaro – Foto: Terra Capixaba

A montanha tem cerca de 833 metros de altitude e possui trilhas com diferentes níveis de dificuldade. É importante contar com um guia especializado para conhecer o local, além de usar roupas leves e tênis, beber muita água e usar protetor solar. No local, os visitantes poderão encontrar diversas espécies de animais e plantas nativas.

6. Falésias de Nova Almeida

Outro atrativo para os aventureiros são as falésias de Nova Almeida, que atraem adeptos de parapente. Situadas quase à beira da rodovia ES 010, as falésias têm 20 metros de altitude e estão localizadas entre Nova Almeida e Praia Grande, Fundão.

esbrasil-falesias-nova-almeida-google-fotos
Falésias de Nova Almeida – Foto: Reprodução/Google Fotos

7. Igrejas de Patrimônio Histórico e Cultural

Outro ponto forte do turismo serrano é o nosso patrimônio histórico e cultural. Além do folclore típico e da Igreja e Residência Reis Magos, há ainda a Capela de São João Batista, que integra o projeto do Parque Arqueológico de Carapina. Foi construída em 1584 e tombada pelo Conselho Estadual de Cultura em 1984.

esbrasil-igreja-reis-magos-serra
Igreja dos Reis Magos – Foto: Reprodução/Google

Outro sítio histórico e cultural do município é o de Queimado, que foi palco de uma insurreição de escravos liderada pelos heróis Chico Prego, João da Viúva e Elisiário Rangel, em 19 de março de 1849. Composto pelas Ruínas da Igreja de São José e pelos resquícios arqueológicos do povoado, foi tombado pelo Conselho Estadual de Cultura em 1993.

Já no Centro da Serra, construída em 1769, está a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Nos seus jardins é fincado o Mastro, símbolo máximo da festa do Ciclo Folclórico e Religioso de São Benedito, realizada no dia 26 de dezembro.

Bem próximos estão a Estátua do líder negro Chico Prego, o Museu Histórico da Serra e o espaço multicultural Casa do Congo Mestre Antônio Rosa, que expõem objetos relacionados à história e à identidade local.

Com informações da Prefeitura Municipal da Serra (PMS). 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA