Adesivos ajudam idosos a tomar remédios na hora certa

Foto: Divulgação / Prefeitura da Serra

A iniciativa da unidade de saúde Taquara I, na Serra, garante os idosos a lembrarem de tomar os medicamentos

Visando a ajudar os idosos a tomarem os medicamentos no horário correto, a unidade de saúde de Taquara I, localizada na Serra, criou adesivos do tempo com desenhos de ponteiros do relógio, do sol e da lua, para marcar o período do dia em que as doses devem ser ingeridas.

Os adesivos são entregues junto com as medicações. A iniciativa foi tomada porque muitos idosos têm dificuldade para tomar remédios de hipertensão e diabetes, principalmente, na hora certa, o que é fundamental para o tratamento.

A maioria dos pacientes têm dificuldade de leitura, atenção ou memória. A maioria faz parte do grupo de Hiperdia, que acompanha pacientes com essas doenças. Os adesivos também são indicados para pacientes com dificuldades cognitivas ou de visão.

De acordo com a gestora da unidade de saúde, Yngrid Pinto, a ação se fez necessária após a identificação dos pacientes que não tomavam os medicamentos da forma prescrita pelos médicos. “Os profissionais perceberam que muitos não respondiam bem às medicações e tinham dificuldade de seguir corretamente os horários, por isso resolvemos fazer os adesivos”, contou.

Atendimento

Vale lembrar que a unidade de Taquara I é informatizada, e, logo que a receita é prescrita pelo médico, o farmacêutico visualiza no sistema a necessidade do paciente. O usuário já leva o remédio para casa adesivado.

Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!