Procon-ES realiza operação de fiscalização para o Dia dos Namorados

Foto: Divulgação / Procon-ES

Serão fiscalizados produtos e serviços mais procurados nesta data

O Procon-ES, em parceria com o Procon Municipal de Cariacica, está realizando uma operação de fiscalização para o Dia dos Namorados. Os fiscais estão percorrendo a Avenida Expedito Garcia – grande polo de compras de Cariacica – para pesquisar preços de produtos e orientar os comerciantes sobre os seus deveres na relação de consumo. A ação também envolve fiscalização em bares e motéis, que vai contar com o apoio da Vigilância Sanitária do município.

“A ação tem o objetivo de mostrar ao consumidor que pesquisar preços é sempre a melhor alternativa para economizar. A fiscalização nos bares e motéis tem o intuito e orientar o fornecedor e inibir condutas ilegais”, explicou a diretora-presidente do Procon-ES, Denize Izaita.

A lista de itens que serão pesquisados varia entre flores, chocolates e smartphones, que são os produtos preferidos na hora de presentear. Nos bares, os fiscais vão orientar o comerciante sobre a cobrança de taxa de serviço (10%), couvert artístico, consumação mínima, multa por perda de comanda, dentre outros. Nos motéis, será observada a data de validade dos produtos expostos à venda e na cozinha, precificação e higiene.

Compra de presente

De acordo com o Procon-ES, a principal dica para os períodos de grande procura no comércio é a pesquisa de preços e o cuidado com o orçamento. O consumidor tem que ficar atento inicialmente a dois pontos: preço do produto e quanto poderá despender por ele. Pesquisando preços no mercado, o consumidor terá mais argumentos para negociar valores, taxas e formas de pagamento, de forma que, no final, o presente não pese no bolso.

“Atualmente, a Medida Provisória 764/2016 permite que as lojas pratiquem preços diferenciados para pagamento em dinheiro e nos cartões de débito e crédito. Por isso, recomendamos que o consumidor pechinche descontos para pagamento no dinheiro”, disse Denize.

A troca de presentes adquiridos em lojas físicas também é dúvida comum. Os consumidores devem saber que as lojas não são obrigadas a trocar produtos porque o tamanho não serviu ou a cor não agradou. Por essa razão, é indispensável que o consumidor verifique se a loja aceita trocas, as condições para realizá-las e os prazos.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Favor insira seu nome