Novo aeroporto de Vitória finalmente é inaugurado

novo Aeroporto de Vitória
Foto: Leonardo Silveira

O presidente Michel Temer esteve na Capital capixaba para participar da solenidade, que não contou com a presença do governador Paulo Hartung

O novo Aeroporto Eurico de Aguiar Salles, em Vitória, foi inaugurado nesta quinta-feira (29), depois de 16 anos de espera. As obras foram iniciadas em 2005 e paralisadas dois anos depois. Somente em 2014 que foram retomadas, após novo processo licitatório.

O Governo Federal investiu R$ 559,4 milhões no novo complexo aeroportuário. O terminal de passageiros tem área de 29,5 mil metros quadrados. A pista de pouso e decolagem possui 2.058 metros de extensão por 45 metros de largura. O espaço é capaz de receber aeronaves do tipo Boeing 767-200, além de contar com pistas de taxiamento de aeronaves.

Paulo Hartung decide não ir

O presidente Michel Temer acordou nesta quinta (29) com a notícia de que dois amigos haviam sido presos. Ex-assessor dele, o advogado José Yunes foi detido pela Polícia Federal (PF) em caráter temporário. Além do advogado, também foi preso o coronel aposentado da Polícia Militar João Baptista Lima Filho.

Devido ao problema envolvendo Temer, o governador Paulo Hartung optou por não participar da solenidade. Por meio da assessoria de Comunicação, ele emitiu nota para justificar a ausência.

“O País amanheceu mais uma vez sobressaltado com fatos políticos preocupantes. Apoio a investigação dessas denúncias com profundidade e, como democrata que sou, também defendo o amplo direito de defesa de todos os citados. Mas ressalto que os episódios políticos sucessivos e graves dessa natureza têm prejudicado o País e a economia, trazendo prejuízos sociais com impacto direto na vida das pessoas, particularmente os mais pobres”, diz a nota.

Autoridades

A cerimônia de inauguração contou com a presença do presidente Michel Temer, do ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, do vice-governador César Colnago, do prefeito de Vitória, Luciano Rezende, e de outras autoridades.

“A ampliação contribui para o crescimento da economia do Estado e proporcionará aos capixabas um aeroporto moderno e confortável, comparável aos melhores do país”, afirmou o ministro Maurício Quintella. As obras fazem parte do Programa Avançar.

“Essa obra é extremamente significativa para o povo de Vitória e do Espírito Santo. Ela é um equipamento e moderno e não é só uma acomodação de passageiros. Só o salão de embargue é maior do que todo o aeroporto anterior. Esse aeroporto será uma alavanca extraordinária de desenvolvimento do nosso turismo e da logística”, declarou o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

“Esse é um trabalho árduo. Sem a união e as parcerias, nada acontece. Essa obra é fruto da fé e da esperança”, declarou a senadora Rose de Freitas.

CAPACIDADE AMPLIADA

A nova estrutura permitirá receber 8,4 milhões de passageiros por ano, ampliando a atual capacidade operacional, melhorando o serviço aos passageiros e possibilitando o desenvolvimento do transporte aéreo, da economia e do turismo no estado. Atualmente, a capacidade operacional do atual terminal é de 3,5 milhões de viajantes por ano.

Em 2017, o aeroporto de Vitória movimentou 2,9 milhões de passageiros, apresentando queda de 3,8% em relação ao ano anterior. Por outro lado, a movimentação de cargas aéreas teve alta de 29,1% no período comparado, atingindo 17,8 mil toneladas.

Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!