24.4 C
Vitória
quarta-feira, 29 maio, 2024

Vitória não tem mais voos diretos para o Santos Dumont

Empresas aéreas informaram que aumentarão o número de voos para o Aeroporto Tom Jobim (RJ), conhecido como Galeão

Por Kebim Tamanini

Chegou ao fim a oferta de voos entre os aeroportos de Vitória, no Espírito Santo, e Santos Dumont, no Rio de Janeiro. A Latam, única companhia aérea que ainda operava voos diretos nessa rota, já havia anunciado que a partir desta última segunda-feira (01) não continuaria prestando o serviço. A data chegou e os capixabas que necessitam ir para a Cidade Maravilhosa tem apenas a opção de embarque e desembarque no terminal aéreo do Galeão.

- Continua após a publicidade -

A página oficial da Zurich Airport, administradora do aeroporto capixaba, já mostra a ausência dos voos diretos entre os terminais aéreos. Agora, os capixabas gastarão mais tempo e dinheiro para fazer o traslado para a Zona Sul carioca, região de maior movimentação turística da cidade.

“Antes, tínhamos diversas opções de voos, em ambos os aeroportos, mas agora a cada dia estão mais escassos, além dos preços estarem muito mais caros. Para quem precisa ir para a Zona Sul do Rio ou Centro da cidade, só ter a opção de chegar pelo Galeão é péssimo. Perde-se muito tempo com deslocamento e há gastos maiores”, lamenta a empresária Aline Mamotvanelli, que realiza a ponte aérea Rio de Janeiro x Vitória há quatro anos.

Embora tenha sido procurada, a empresa não divulgou os motivos por trás da desistência da linha. Por meio de nota, apenas informou que continuará oferecendo 14 voos semanais para o Galeão. Com essa decisão, o Espírito Santo não terá mais voos diretos para o terminal localizado no centro do Rio de Janeiro. Isso ocorre após a desistência das concorrentes, que encerraram os serviços da rota no final de 2023.

No comunicado de cancelamento dos serviços, feito em janeiro deste ano, a LATAM havia anunciado: “A rota Vitória/Rio de Janeiro-Santos Dumont continuará em operação até março de 2023. Após esse período, a companhia passará a oferecer a rota Vitória/Rio de Janeiro-Galeão, com 14 voos semanais.”

Empresas aéreas informaram que aumentarão o número de voos para o Aeroporto Tom Jobim (RJ), conhecido como Galeão
Não consta mais no site da Zurich Airport partida e chegada de voos diretos para SDU. Foto: ES BRASIL

As operadoras Gol e Azul já haviam interrompido os voos diretos de Vitória para o Santos Dumont no final do ano passado. Os últimos voos diretos pela Gol foram operados no fim de novembro de 2023. Segundo a companhia, a capital capixaba terá voos sem escalas para o Aeroporto do Galeão, com previsão de ampliar a oferta para 4 voos diários entre as cidades a partir deste mês de abril.

Por sua vez, a companhia aérea Azul suspendeu os serviços dessa rota em 1º de outubro de 2023, devido às restrições impostas ao aeroporto carioca. Atualmente, a empresa não oferece nenhum voo direto partindo do Aeroporto de Vitória com destino ao Rio de Janeiro.

Relembre o caso

Essa mudança das operadoras ocorreu logo após um impasse no segundo semestre do ano passado, quando uma portaria do Governo Federal proibiu voos para Santos Dumont oriundos de aeroportos com mais de 400 km de distância do destino (ou origem). A decisão atende à determinação da Secretaria de Aviação Civil (SAC) para manter o terminal central do Rio operando com capacidade máxima de 10 milhões de passageiros por ano.

Vitória não tem mais voos diretos para o Santos Dumont
Azul suspendeu em 1º de outubro voos diretos entre VIX x SDU. Foto: Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

A medida levou a companhia aérea Azul a cancelar os serviços da rota em 1º de outubro, devido às restrições ao aeroporto carioca, que visavam melhorar a qualidade dos serviços aos passageiros e aumentar a movimentação do Aeroporto do Galeão, pouco utilizado pelo setor aéreo na época. Desde então, a empresa não retomou os serviços.

Na época, a questão envolveu políticos de ambas as frentes políticas para reverter a situação, alegando que o Aeroporto de Vitória fica a 418 km do Santos Dumont e que os voos estavam sendo transferidos para o Aeroporto do Galeão, que fica a apenas 18 quilômetros, prejudicando diversos setores econômicos do Estado. 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA