Começa a votação no ES

EMEF Leonel de Moura Brizola, bairro das Laranjeiras, Serra, ES. Foto: Next

Movimentação está tranquila na região metropolitana. Vários candidatos do Estado já votaram.

A votação nos 78 municípios capixabas começou as 8h em ponto. Os mesários começaram a chegar nos locais de votação por volta das 6h. Vários candidatos já votaram no ES.

Em uma escola de Jardim da Penha, em Vitória (ES), eleitores fizeram fila para votar. Em Nova palestina, eleitores esperavam na porta da escola desde as 6h30. Em Itapuá, Vila Velha (ES) também teve fila de gente em uma das instituições. Mas apesar disso, a movimentação está tranquila.

O candidato à reeleição para o Senado, Magno Malta (PR) votou em Itapuã por volta das 8h. Ele foi acompanhado da esposa, Lauriete, que também disputa o cargo de Deputada Federal. Também candidato ao Senado representando o ES, Fabiano Contarato (Rede) votou as 8h45, na Faculdade de Direito de Vitória, em Santa Lúcia.

O candidato ao governo do Estado pelo PTB, Aridelmo Teixeira votou por volta das 9h, em uma escola de Santa Lúcia. Ele estava acompanhado pela candidata a vice, Jéssica Polese e da esposa. O candidato a reeleição para o Senado, Ricardo Ferraço (PSDB) votou às 9h30, na Escola da Ilha do Novo Mundo, na Praia do Canto, em Vitória.

O governador Paulo Hartung votou às 9h36 deste domingo (07), na Escola Álvaro de Castro Matos, em Jardim da Penha, Vitória. Ele estava acompanhado da esposa, Cristina Gomes. Após votar, Hartung atendeu a imprensa e ressaltou a importância de fortalecer as instituições democráticas.

Foto: Leonardo Nunes/ Governo

Ele lamentou a falta de propostas claras dos candidatos à presidência, reafirmou que o País precisar passar por reformas estruturantes para recuperar o crescimento e afirmou ainda que trabalha para entregar o Estado com as contas organizadas e recursos em caixa.

“Nesse quadro complicado no Brasil vimos um enfraquecimento das instituições democráticas. Mas vejo na palavra dos líderes que estão disputando a presidência um certo desprezo. Estou exercendo a cidadania, participando do processo e vamos aguardar as decisões. Eu acredito na democracia e vai nos ajudar a encontrar os caminhos para tirar o Brasil dessa situação. Afinal, o país precisa ser reformulado”, declarou.

Eleitores pessimistas

Votar é exercer a democracia. Mas nessas eleições, os eleitores estão pessimistas. Muitos não acreditam em mudança. A Carlene Fraga de Azevedo, 42, que mora na capital é uma delas. Ela votou na Escola Aristóbolo Barbosa Leão, em Bento Ferreira, Vitória. Ela disse que está muito pessimista em relação ao futuro.

Carlene Fraga de Azevedo. Foto: Mário Fernando

“Eu vim votar porque sou obrigada e porque estou com medo do que possa acontecer, mas não sei se vai mudar a situação que está o Brasil. Estou pessimista em relação ao futuro, pois não temos opção. Os candidatos que temos estão sem expressão, que prometem e não resolvem. Tenho medo pelo futuro trabalhista. Só tive certeza do voto para o senado e para o governo. Já para deputados e presidente tive dúvidas”, destacou.

Já o seu Jaime Pereira, 62 anos foi votar acreditando na mudança. “Estou otimista como sempre estive. Enquanto cidadão, fazemos o nosso papel, mas o brasileiro ainda não aprendeu a votar. Eles querem o continuismo. É muito fácil ludibriar a cabeça das pessoas, pois são sempre os mesmos que ganham. Acredito na mudança se os candidatos certos vencerem. Se houver mudança acho que pode melhorar um pouco, mas se continuar os mesmos pode piorar”, disse.

Problemas e auditorias

O Centro Integrado de Comando e Controle, da Seretaria Estadual de Segurança Pública (SESP) está funcionando deste as primeiras horas da manhã deste domingo (7). A segurança em todo o Estado está sendo monitorado. Nesta manhã, um homem foi detido fazendo boca de urna, em Linhares (ES).

Já em Itaúnas, Conceição da Barra (ES) teve problemas com as urnas eletrônicas. As quatro estão funcionando com bateria, por conta da energia que acabou no local.

Representantes da Justiça eleitoral, Ministério público do Estado, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e presidentes de partidos políticos participaram de uma auditoria em uma sessão eleitoral, em Pinheiros (ES).


LEIA MAIS

Eleitores capixabas podem usar camisa de candidatos para votar

Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!