ArcelorMittal é líder em reputação na siderurgia

Pesquisa realizada pelo Reputation Institute em 32 segmentos da economia brasileira coloca a empresa entre as 100 melhores no ranking geral

A empresa de mineração e siderurgia mais bem avaliada no Brasil está presente no Espírito Santo. A ArcelorMittal ficou em primeiro lugar no resultado da pesquisa do Reputation Institute de 2018 nesse setor. A siderúrgica conquistou 69 pontos no índice, mais de 12 pontos acima da média do segmento, que foi de 56,6.

A avaliação foi realizada ao longo do primeiro semestre e englobou 350 empresas de 32 setores econômicos. Na pesquisa “Brazil Reputation Pulse”, as empresas foram avaliadas aleatoriamente e de forma on-line por mais de 11 mil pessoas, que não precisavam ser clientes, mas deviam conhecer e ter familiaridade com as organizações.

Os participantes analisaram sete dimensões – desde governança até produtos e serviços – a partir de critérios que levaram em conta aspectos racionais e emocionais. No campo das percepções emocionais, foram considerados fatores como confiança, empatia, estima e admiração. No plano racional, estiveram em pauta aspectos como liderança, produtos e serviços, ambiente de trabalho, desempenho econômico-financeiro, inovação, governança e cidadania.

Além de ser referência na área em que atua, a pesquisa “Brazil Reputation Pulse 2018” coloca a ArcelorMittal entre as 100 empresas mais bem avaliadas do país. “É um resultado inédito que demonstra, na prática, o avanço das nossas políticas de integridade, compliance e responsabilidade social. Estamos na era da economia da reputação e vamos continuar investindo para melhorar ainda mais esse indicador”, ressaltou o CEO da ArcelorMittal Brasil, Benjamin Baptista Filho.

A Reputation Pulse realiza a pesquisa desde 2011 em 15 países que representam as maiores economias do mundo. Fundado em 1997, o Reputation Institute é o principal fornecedor mundial de serviços de medição, adesão e gestão de stakeholders. Sua metodologia RepTrak é padrão global para a análise da reputação das indústrias pelas partes interessadas.

Os valores intangíveis como a reputação e a marca de uma organização representam 84% do valor das empresas, de acordo com estudo da consultoria internacional Ocean Tomo. Isso quer dizer que não basta oferecer um bom produto ou serviço, é também relevante a forma como é produzido, assim como os valores e as práticas da empresa. “Nosso posicionamento no ranking de reputação nacional é um importante reconhecimento e evidencia que a ArcelorMittal está no caminho certo”, disse o vice-presidente de Recursos Humanos, Jurídico e Sustentabilidade da companhia, Suzana Fagundes.

Entrevista

Vice-presidente de Recursos Humanos, Jurídico e Sustentabilidade da ArcelorMittal Brasil, Suzana Fagundes destaca que a liderança setorial da empresa na Brazil Reputation Pulse 2018 é um fato a ser comemorado, mas também analisado, buscando oportunidades de melhoria para manter e ampliar a posição.

O que representa esse resultado para a ArcelorMittal Brasil?

É uma notícia muito importante, porque mostra que a sociedade está reconhecendo nossa presença e valorizando nossa reputação. Note que as demais empresas do setor têm marcas mais antigas e, portanto, mais conhecidas. Nossa marca é nova e está construindo sua imagem com base na reputação positiva. Nesta edição do estudo, a reputação em geral caiu ao patamar mais baixo dos últimos anos no Brasil. A crise de confiança em decorrência dos escândalos de corrupção impactou a percepção da sociedade. No entanto, vale ressaltar que a ArcelorMittal é uma das poucas empresas do setor que não apresentam indicadores considerados fracos nas dimensões da reputação.

Por que a reputação da empresa avançou, mesmo sendo um período difícil?

Antes de tudo, podemos creditar aos empregados de todas as unidades, que respondem positivamente às políticas de qualidade, saúde e segurança, integridade, sustentabilidade e responsabilidade social. Entregam o melhor resultado de forma responsável e ética. Isso é fundamental. Outro fator importante é o trabalho sistêmico e estruturado que vem sendo desenvolvido pelo Comitê de Imagem, Reputação e Sustentabilidade da ArcelorMittal Brasil, dentro e fora da empresa.

Que oportunidades de melhoria são indicadas pela análise dos diferentes aspectos avaliados pelo público na pesquisa?

Essa pesquisa só é respondida pelas pessoas que declaram conhecer a empresa, ou seja, que possuem familiaridade com a empresa. Este é um ponto que pode ser melhorado. Temos que intensificar a comunicação para evidenciar mais a nossa marca, assim como nossos produtos e serviços, e demonstrar que a nossa atuação e a maneira como fazemos negócios são pautadas pela ética e pela integridade.


Leia mais

Inscrições para seleção de projetos sociais pela ArcelorMittal

Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!