25.5 C
Vitória
quinta-feira, 25 abril, 2024

Aracruz 170 anos: uma cidade de ar tropical, com rios e manguezais

O município é considerado o mais multicultural do Estado. O desfile cívico do próximo domingo (08) levará a diversidade para a avenida

Considerado também um dos maiores polos industriais do Espírito Santo, o município de Aracruz está comemorando 170 anos de emancipação política, nesta terça-feira (03). Em 1848, o território de 1 436,020 km² de extensão, ao norte do Estado, passou a se chamar Aracruz.

Com lindas praias e rios, o município é um dos locais escolhidos para quem quer descanso e sossego. O território abriga praias famosas como Praia da Barra do Sahy, Praia Formosa, Praia da Concha, Praia dos Padres, Praia de Coqueiral, entre outras.

- Continua após a publicidade -
Aracruz 170 anos: uma cidade de ar tropical, com rios e manguezais
Praia dos Padres, em Aracruz – Foto: Viagem a Bordo

Um dos pontos de encontro mais tradicionais da cidade, o Parque de Exposições Rubens Pimentel, será palco do ato simbólico que oficializa a abertura oficial do aniversário do município, que será realizada nesta sexta-feira (06), a partir das 19h.

Durante a abertura o público conhecerá os vencedores do Concurso Fotográfico “Aracruz Sob Meu Olhar”, que selecionou mais de 500 fotos inscritas. Ao todo, dez fotos foram selecionadas pela equipe da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz, formada por jornalistas, fotógrafos e designers.

Também será entregue a Comenda Monsenhor Guilherme Schmitz e haverá o lançamento do Selo Comemorativo, que expressa a diversidade cultural do município, representando as etnias que habitam o território. Uma mistura entre indígenas, italianos e negros, a imagem que ilustrará as correspondências é uma forma de homenagear a população de Aracruz.

Desfile cívico

No domingo (08), haverá o tradicional Desfile Cívico Multicultural em comemoração ao aniversário de Aracruz. A saída será às 8 horas, em frente à Caixa Econômica Federal. De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (SEMTUR), cerca de 2.500 pessoas irão participar do desfile, que remontará uma linha do tempo viva, contando e mostrando as expressões culturais do território aracruzense.

Aracruz 170 anos: uma cidade de ar tropical, com rios e manguezais
Desfile Cívico do município de Aracruz – Foto: Secom / Aracruz

Também participarão do desfile Tupiniquins e Guaranis; Bandas de Congo de Vila do Riacho e Itaparica, além do Grupo di Balo Nova Tentro e o Teatro Sacro de Guaraná estarão juntos para contar a história do município. Militares, Exército, Marinha, Corpo de Bombeiros, Grupo de Ciclistas, Centro de Convivência dos idosos, Polo UAB, Escoteiros e Desbravadores também participarão do momento.

O secretário de turismo e cultura, Jean Pedrini, acrescentou que após sete anos será retomado o tradicional desfile cívico de Aracruz. “Com a missão de resgatar nossa história e reunir todas as expressões culturais que compõem o município. Esperamos emocionar o público e fazê-lo embarcar numa viagem pelo nosso passado, presente e futuro”, comentou.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA