27.1 C
Vitória
segunda-feira, 6 abril, 2020

Palestra aborda a independência na terceira idade

Leia Também

Primeiro-ministro britânico é transferido para UTI

O primeiro-ministro do Reino Unido foi levado à uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) em um hospital britânico, nesta segunda-feira (06).

Brasil contabiliza 553 mortes e 12 mil casos confirmados da Covid-19

O Brasil já contabiliza 12.056 casos confirmados do novo coronavírus (Sars-Cov-2). O número marca um crescimento de 8% em relação a esse domingo 905).

“Dias melhores virão”, diz Rainha Elizabeth II

Com mensagem de esperança, a rainha Elizabeth II agradeceu aos cidadãos britânicos que permanecem em casa para evitar o avanço da Covid-19.

Empreendedores confeccionam máscaras de proteção

As máscaras de tecido estão sendo indicadas como uma forma de prevenção comunitária ao novo coronavírus, já que elas diminuem o risco de transmissão.

Evento é aberto ao público e será realizado no Hospital Metropolitano da Serra

Visando a qualidade de vida do idoso, o Hospital Metropolitano promoverá, nesta quarta-feira (04), às 10 horas, a palestra “Pessoa idosa que vive só: conquista ou abandono?”. O evento é aberto ao público e será realizado no auditório do Espaço Metropolitano de Eventos, na torre anexa à instituição de saúde.

A palestra tem como objetivo debater o tema e esclarecer as dúvidas sobre a independência durante a velhice, já que o idoso que vive sozinho, por exemplo, precisa de acompanhamento médico e de cuidados específicos.

Podem participar pessoas com mais de 60 anos, familiares de idosos e todos aqueles que queiram adquirir mais conhecimento a respeito desse período da vida, como profissionais de saúde e gestores de serviços voltados para esse grupo.

São disponibilizadas 90 vagas, e as inscrições devem ser feitas pelo telefone (27) 2104-7089 ou pelo e-mail: [email protected]

Cuidados

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), do IBGE, o número de pessoas com mais de 60 anos que moram sozinhas triplicou, passando de 1,1 milhão para 3,7 milhões, representando um aumento de 215%, entre 1992 e 2012.

Segundo a coordenadora da Unidade Geriátrica do Hospital Metropolitano, Lívia Terezinha Devens, mesmo que o idoso opte por viver sozinho e se sinta capaz disso, ele não pode deixar de realizar exames frequentemente para verificar se a saúde está em dia.

“Quanto mais envelhecemos, maior se torna o risco de nos tornarmos frágeis, seja pelo próprio envelhecimento – que altera progressivamente a função dos órgãos, tornando-os menos resistentes –, ou pelas doenças. Por isso, é necessário passar por avaliações clínicas regularmente”, diz Lívia Terezinha Devens.

A geriatra também afirma que o idoso não deve descartar a ajuda dos familiares ou de um auxiliar. “Se uma senhora de 74 anos mora sozinha e tem hipertensão, doença renal leve e deficiência visual, ela pode estar bem fisicamente e morar só, mas precisará de ajuda para fazer as compras, limpar a casa e preparar os alimentos”, exemplifica Lívia.

Palestra “Pessoa idosa que vive só: conquista ou abandono?”
Data: 04 de abril (quarta-feira)
Horário: 10 horas
Local: Espaço Metropolitano de Eventos (Torre anexa ao Hospital Metropolitano, localizado na Serra)
Endereço: Avenida Eldes Scherrer de Souza, 488 – Civit II, Serra – ES | Ed. Metropolitano Tower – 1º andar
Inscrições: (27) 2104-7089 ou pelo e-mail [email protected]

Publicidade

ES Brasil Digital

ES Brasil 174
Continua após publicidade

Fique por dentro

Plataforma inteligente é lançada no combate ao novo coronavírus no ES

A plataforma, criada pelo tenente-coronel Carlos Wagner, visa a fortalecer a prevenção e segurança contra a Covid-19 no Estado.

Recuperação de créditos tributários pode ajudar empresas capixabas

Uma alternativa para empresas do Simples Nacional e Micro Empreendedor Individual (MEI) é a recuperação de créditos tributários.

Rede de solidariedade para superar crise provocada pela pandemia

Para enfrentar os desafios da atual crise, a Associação Capixaba de Tecnologia (ACT!ON) acredita que é fundamental preservar os elos.

MEC autoriza colação de grau antecipada de médicos e enfermeiros

A medida vale para os alunos regularmente matriculados no último período desses cursos, desde que tenham completado 75% da carga horária

Vida Capixaba

Filme sobre o novo coronavírus já está pronto. Veja o trailer!

“Corona” é o nome do longa que será lançado em breve.O filme conta a história de sete pessoas presas em um elevador e uma delas está infectada.

Semana Santa marcada pela tradicional torta capixaba

A tradicional Torta Capixaba, um dos pratos mais tradicionais da época, será vendida nos estabelecimentos, apesar da crise causada pelo novo coronavírus.

Tempo: o que esperar para abril?

O mês de abril será marcado por temporais, chuvas volumosas e potencial para alagamentos. O mês começa com alerta e situação de perigo para chuvas fortes.

Camerata Sesi apresenta a live: “Café com Maestro”

Com o tema “Os benefícios da música na educação musical”, o maestro Leonardo David convida a musicista Fabi Cruz para a live nesta quarta (01), às 17h
Continua após publicidade