25.2 C
Vitória
sexta-feira, 25 setembro, 2020

Você sabia que dá para assinar a escritura de um imóvel ou se divorciar pela internet?

Leia Também

O Hospital Materno Infantil será entregue

Está tudo pronto! A solenidade de entrega do Hospital Materno Infantil Drª Maria da Glória Merçon Vieira Cardoso será as 9h30 do sábado (26). A entrega das obras é um marco para o município da Serra.

Governo federal libera entrada de estrangeiros por aeroportos de todo o País

A Portaria diz ainda que o estrangeiro em viagem de visita ao País para estada de curta duração, de até 90 dias

Parques estaduais abrirão neste final de semana

Com alguns municípios do Estado figurando na lista dos que estão atualmente em Risco Baixo, de acordo com a classificação do mapa de Gestão de Risco da Covid-19, parques estaduais vão reabrir em algumas localidades.

Do divórcio à escritura do imóvel: palestra mostrará o avanço dos atos jurídicos via internet. Apresentação, no próximo dia 17, será feita por Renato Martini, assessor de Tecnologia da Informação do Conselho Federal de Colégio Notarial do Brasil

O que era improvável em tempos relativamente recentes se tornou realidade: comprar um imóvel por videoconferência, assinar o divórcio também usando os recursos digitais, assim como registrar ata e reconhecer firma por esses meios. Tudo isso sem precisar da figura do despachante ou de procuração, feito de uma maneira muito mais rápida do que o atendimento presencial, graças aos serviços do e-notariado.

Essas e outras facilidades trazidas pelas centrais eletrônicas, que destravaram nós, a demanda acelerada do público nestes tempos de pandemia e todo o contexto que envolve o assunto são o ponto de partida para a palestra on-line que será apresentada no dia 17, às 9 horas, por Renato Martini, assessor de Tecnologia da Informação do Conselho Federal do Colégio Notarial do Brasil, ex-presidente no Instituto Nacional de Tecnologia da Informação e secretário executivo do Comitê Gestor da ICP-Brasil.

A transmissão ao vivo vai ser coordenada por Alencar Ferrugini, sócio da Ferrugini Advogados Associados, e por Bruno do Valle Couto Teixeira, oficial substituto do 1º Ofício da 2ª Zona da Serra (ES). O encontro será no YouTube, no canal Iuris Channel. É a segunda de uma série de cinco lives com especialistas renomados que falam sobre as plataformas eletrônicas para os negócios jurídicos. O público-alvo são os profissionais da área de Direito, mas a reunião é aberta a todos os interessados no assunto, explicou Bruno do Valle.

Do Valle explica que o trâmite ganha agilidade em virtude da eliminação de alguns passos. No caso da aquisição de um imóvel, por exemplo, a videoconferência é opção bem útil. “O vendedor do imóvel, por meio do corretor, o comprador e o tabelião (este no cartório) podem estar, cada um, em lugares diferentes para fazer o negócio jurídico. Entram na sala virtual, conversam, definem os valores, a forma de pagamento e as questões tributárias, apontam os responsáveis por cada atribuição. O tabelião monta a escritura e as partes inserem a assinatura digital. E se alguém não tiver assinatura digital, o próprio sistema do e-notariado lhe fornece uma, em caráter temporário, para aquele ato jurídico”, detalhou o especialista.

Ele complementa: “O notariado funciona desde a época das Capitanias Hereditárias do mesmo modo. O e-notariado deu um salto de 450 anos nisso. Mudou a forma, agilizou tudo. No encontro, vamos falar desses avanços”.

Serviço

Palestra: Plataformas Eletrônicas dos Serviços Notariais e Registrais – e-notariado

Data e hora: 17 de agosto, às 9 horas.

Palestrante: Renato Martini, assessor de Tecnologia da Informação do Conselho Federal do Colégio Notarial do Brasil, ex-presidente no Instituto Nacional de Tecnologia da Informação e secretário executivo do Comitê Gestor da ICP-Brasil.

Coordenadores: Alencar Ferrugini, sócio da Ferrugini Advogados Associados, e por Bruno do Valle Couto Teixeira, oficial substituto do 1º Ofício da 2ª Zona da Serra (ES).

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Terminam hoje inscrições para II Encontro Capixaba de Pesquisa em Educação Ambiental

Voltado para estudantes, pesquisadores, professores e demais educadores ambientais, o encontro será realizado de quarta-feira (23) a sexta-feira (25) de forma virtual devido às medidas de prevenção ao novo Coronavírus (Covid-19).

“A Pequena Sereia” leva fantasia ao Diversão em Cena ArcelorMittal

Inspirada nos musicais da Broadway e dirigida por Fernando Bustamante, a peça “A Pequena Sereia” retorna ao Diversão em Cena ArcelorMittal online. A transmissão será...

Curso herdeiro ou sucessor?

Como os membros da próxima geração são desenvolvidos na empresa da sua família? Quando falamos em sucessão familiar, é preciso considerar três fatores fundamentais,...

Circuito Cultural homenageia as crianças em outubro

A 12ª edição do evento, que acontece em formato virtual, já atingiu público de mais de 8 mil pessoas Outubro é o mês das crianças...

Qualificar ES abre mais 36 mil vagas em cursos on-line gratuitos no Estado

As vagas serão divididas em dois editais de seleção, ou seja, em duas etapas de inscrição e serão disponibilizadas pela Secretaria da Ciência, Tecnologia,...

O Rei Leão é a próxima atração no Diversão em Cena ArcelorMittal online

Clássica história conhecida das crianças, “O Rei Leão” será encenado ao vivo no Diversão em Cena ArcelorMittal online. A live será no dia 20 de...

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

Economia: pedidos de seguro-desemprego caem 11,6% na 1ª quinzena de setembro

O custo de cada parcela adicional é estimado em R$ 8,35 bilhões, segundo cálculos da equipe econômica obtidos pelo Broadcast

‘Vamos fazer programa de substituição tributária’, diz Guedes

Ricardo Barros (PP-PR), afirmou ainda que não haverá aumento de carga tributária na proposta de reforma que o governo construirá

Conab avalia que Brasil terá segunda maior safra de café em 2020

O 3º Levantamento da Safra 2020 de Café, divulgado hoje (22), em Brasília, pela Companhia Nacional do Abastecimento (Conab), foi estimado em 61,6 milhões...

Valor Bruto da Produção Agropecuária deve ser recorde de R$ 823 bi, diz CNA

Outros fatores que podem influenciar o indicador do setor são o aumento de 4,3% na produção, a alta de 18,7% nos preços

Vida Capixaba

Cirurgia inédita no Estado para tratar tumores de pulmão

O procedimento é inovador! Chamado de lobectomia uniportal por vídeo, o procedimento será realizado no dia 26 de setembro. 

Farol Santa Luzia e Igreja do Rosário são reabertos com novas regras de visitação

A reabertura dos pontos turísticos capixabas acontece aos poucos e na última quarta feira (23) mais dois, localizados em Vila Velha, reabriram para visitação depois de ficarem fechados por meses, em consequência da pandemia do novo Coronavírus.

Difícil controlar o estresse na pandemia?

Na semana em que se comemora o dia Dia Mundial de Combate ao Estresse (23) resultados de estudos comprovam que nos últimos seis meses, devido à pandemia do COVID, a demanda por medicamentos para estresse, depressão e insônia, aumentou.

Terminam hoje inscrições para II Encontro Capixaba de Pesquisa em Educação Ambiental

Voltado para estudantes, pesquisadores, professores e demais educadores ambientais, o encontro será realizado de quarta-feira (23) a sexta-feira (25) de forma virtual devido às medidas de prevenção ao novo Coronavírus (Covid-19).
Continua após publicidade