Norte de Vitória receberá macrodrenagem

Vitória contratará mais uma obra de macrodrenagem
Vitória tem quatro estações de bombeamento (Fotografia - Diego Alves)

Residem 23.340 habitantes nos locais de Vitória onde receberão intervenções

Nesta semana, a prefeitura de Vitória conclui o termo de referência para contratação da elaboração dos projetos para as bacias de drenagem Fernando Duarte Rabelo e Maria Ortiz, que reúnem os bairros Maria Ortiz, Goiabeiras, Morada de Camburi, Solon Borges, Jabour e parte do Bairro República.

“Com a ampliação do sistema de drenagem, damos mais qualidade de vida para os moradores da região, pois a redução da frequência e intensidade dos alagamentos reflete positivamente na saúde pública, na segurança, na proteção e valorização dos imóveis e na mobilidade urbana”, explica o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

O documento aponta que a empresa vencedora da licitação poderá ser contratada por até R$ 562.407,74 para elaborar os projetos de macrodrenagem e microdrenagem desses bairros. A licitação será na modalidade de melhor técnica e melhor preço.

As bacias de drenagem Fernando Duarte Rabelo e Maria Ortiz totalizam uma área de 3 milhões de metros quadrados, correspondendo a 3% do território da cidade de Vitória, local onde residem 23.340 habitantes.

O curso principal das águas pelas bacias tem o mesmo traçado da avenida Adalberto Simão Nader (nos bairros República e Mata da Praia) e da avenida Fernando Duarte Rabelo (nos bairros Maria Ortiz e Goiabeiras), indo desaguar no mangue de Maria Ortiz.

Projetos

A vencedora do certame será responsável por elaborar os projetos executivos de macrodrenagem (redes acima de 60 centímetros de diâmetro) e de microdrenagem (redes abaixo de 60 centímetros de diâmetro) e os projetos complementares.

Consta, ainda, no processo a apresentação da metodologia de execução dos serviços, uma estimativa dos custos das intervenções, além do memorial descritivo de cálculos e o estudo de impacto ambiental.

A Comissão Permanente de Licitação da Secretaria de Obras e Habitação (Semohab) para dará início ao processo licitatório.

Obras na região

Parte da bacia de drenagem Fernando Duarte Rabelo foi beneficiada com a instalação da rede de macrodrenagem nos bairros República, Mata da Praia e Morada de Camburi, concluída em 2010.

A Prefeitura de Vitória construiu cinco bacias de acumulação de águas das chuvas totalizando 14.788 metros de redes tubulares e 5.921 metros de galerias.
Durante as fortes chuvas, o sistema de drenagem instalado tem capacidade de acumular 17,5 milhões de litros de água e escoar para o canal da Infraero, por gravidade, aos poucos, evitando os constantes alagamentos nos três bairros.

Esta foi a primeira intervenção proposta pelo Plano Diretor de Drenagem Urbana de Vitória (PDDU), que identificou e mapeou todas as 96 bacias de drenagem da capital.
O investimento naquela obra foi de R$ 35.789759,97, com financiamento feito pela Prefeitura de Vitória junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento. Toda a região contava com apenas uma galeria de escoamento de águas das chuvas, e passou a ter cinco galerias.


LEIA TAMBÉM
Conteúdo Publicitário