24.9 C
Vitória
sábado, 19 DE abril DE 2025

Câmara de Vitória aprova moção de repúdio à fala de Gilvan sobre Lula 

Moção de repúdio foi aprovada por 4 votos favoráveis e 3 contrários

Por Robson Maia

A Câmara Municipal de Vitória (CMV) aprovou, nesta segunda-feira (14), uma moção de repúdio à fala do ex-vereador da capital e atualmente deputado federal Gilvan da Federal, do PL, que desejou a morte do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do PT. A proposta é de autoria da vereadora Karla Coser, do PT, e foi aprovada com quatro votos favoráveis.

A fala em questão ocorreu ainda na última semana, durante sessão da Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados. Na última terça-feira (8), durante a discussão de um Projeto de Lei que prevê o desarmamento dos seguranças pessoais de Lula, Gilvan afirmou desejar a morte do petista.

“Eu quero mais que o Lula morra, quero que ele vá para o quinto dos infernos, é um direito meu. Não vou dizer que eu vou matar o cara, mas eu quero que ele morra, que vá para o quinto dos infernos. Nem o diabo quer o Lula, por isso que ele está vivendo aí. Superou o câncer. Tomara que ele tenha uma taquicardia, porque nem o diabo quer a desgraça desse presidente que está afundando o país. Quero mais que ele morra mesmo”, disse o deputado federal.

No dia seguinte, o deputado bolsonarista se desculpou pela fala, apesar de afirmar não ter cometido crime algum.

“Eu aprendi com o meu pai que um homem deve reconhecer os seus erros. Um cristão não deve desejar a morte de ninguém. Eu não desejo a morte de qualquer pessoa, mas continuo entendendo que Luiz Inácio Lula da Silva deveria estar preso, deveria pagar por tudo que ele fez de mal ao nosso país, mas reconheço que exagerei na minha fala. Peço desculpas.”

Em Vitória, Coser afirmou que a aprovação da moção de repúdio deixa um recado à sociedade capixaba.

“Podemos ter divergências de ideias e opiniões, isso faz parte da democracia. Mas é inaceitável que um parlamentar use sua posição para propagar um discurso de ódio tão grave. A aprovação dessa moção deixa claro que a Câmara de Vitória não compactua com esse tipo de postura e que há limites que não podem ser ultrapassados, mesmo nas diferenças ideológicas.”

Votaram a favor Karla Coser e Professor Jocelino, do PT; Ana Paula Rocha, do Psol; e Pedro Trés, do PSB. Os votos contrários foram dos vereadores Armandinho Fontoura e Dárcio Bracarense, ambos do PL; e Davi Esmael, do Republicanos. Se abstiveram André Brandino e Baiano do Salão, ambos do Podemos; e Mara Maroca, do Progressistas.

LEIA MAIS
Trump 'exige' corte imediato de juros nos EUA Trump ‘exige’ corte imediato de juros nos EUA e volta a atacar Powell - Presidente dos EUA declarou que "Powell não está fazendo seu trabalho
Foto: reprodução/X Jair Bolsonaro Bolsonaro permanece na UTI e tem melhora em exames laboratoriais -   O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) segue na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF, em Brasília, sem previsão de alta. O novo boletim…

PF e AGU vão investigar Gilvan 

Logo após a repercussão das falas de Gilvan, a Polícia Federal (PF) e a Procuradoria-Geral da República (PGR) afirmaram que vão investigar as declarações do deputado capixaba, após pedido da Advocacia-Geral da União.

Ao pedir que PF e PGR tomem providências, a Advocacia-Geral da União entendeu que a fala do deputado pode configurar incitação ao crime e ameaça.

“Quero que o Lula morra”, diz Gilvan; PGR e PF vão investigar
Falas de Gilvan ocorreram durante sessão desta terça-feira – Foto: Reprodução

Na ação que pede providências, a Advocacia-Geral da União afirma que é preciso verificar se as declarações estão no âmbito da imunidade parlamentar. É que o Supremo entende que a imunidade material não protege parlamentares de crimes contra a honra e de incitação à violência, especialmente contra instituições democráticas ou agentes públicos, investidos na função de estado.

Ainda durante a fala, o deputado chegou a dizer que a Polícia Federal poderia muito bem ir lá na casa dele, que ele não tinha medo.

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 226

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

Política e ECONOMIA