22.1 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Vítimas das chuvas terão isenção em taxas de 2ª via de documentos

Afetados das 13 cidades do Espírito Santo têm 60 dias para solicitar a documentação dos veículos ou a carteira de habilitação

Por Kebim Tamanini

A tragédia que assolou 13 cidades do Sul do Espírito Santo fez com que muitos moradores perdessem tudo, inclusive as documentações de identificação de veículos. Por esse motivo, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) anunciou medidas como a isenção de taxas para a emissão de segunda via de documentos e a dispensa do laudo de vistoria veicular para os serviços que exigem esse procedimento.

- Continua após a publicidade -

A emissão de segunda via abrangerá a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Certificado de Registro de Veículo (CRV), com um prazo de 60 dias para solicitação pelos afetados. No entanto, a medida é válida apenas para os 13 municípios atingidos pelas fortes chuvas no último final de semana: Alegre, Alfredo Chaves, Apiacá, Atílio Vivacqua, Bom Jesus do Norte, Guaçuí, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Rio Novo do Sul, São José do Calçado e Vargem Alta.

Devido aos estragos causados em algumas agências do departamento nas cidades afetadas, o atendimento ao público está temporariamente suspenso. Para facilitar o acesso aos serviços nessas localidades, o Detran|ES enviará para o município de Mimoso do Sul o ônibus “Detran Itinerante”, uma unidade móvel estruturada para que os cidadãos realizem serviços relacionados às áreas de Habilitação e Veículos, incluindo provas teóricas para obtenção da carteira de motorista, emissão de taxas e documentos, além de fornecer esclarecimentos para o público em geral.

A agência de Alegre foi atingida pela enchente, porém os servidores já realizaram a limpeza e organização do local, que agora funciona normalmente. No Posto de Atendimento Veicular (PAV) de Bom Jesus do Norte, onde houve entrada de água, a situação já foi normalizada. Por fim, o atendimento foi retomado em Muniz Freire e em Apiacá voltará a funcionar nesta quinta-feira (28).

“Nossas equipes nos locais já iniciaram a avaliação dos danos e providenciaram a limpeza das agências ainda durante o fim de semana. O objetivo é restabelecer os atendimentos o mais rápido possível nas unidades afetadas, pois entendemos a necessidade dos cidadãos que perderam documentos e até veículos”, afirmou o diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira.

Confira informações sobre serviços

2ª via de CNH

Os moradores das localidades afetadas pela chuva que perderam ou tiveram a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) danificada — desde que tenha sido emitida pelo Detran|ES — podem se dirigir à Ciretran ou PAV do município ou à unidade mais próxima e solicitar a 2ª via sem ônus dentro de 60 dias a contar da declaração do estado de emergência.
Aqueles que tiverem instalado o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) também poderão utilizar a versão digital da CNH como documento.

2ª via de CRV

Os cidadãos que perderam o Certificado de Registro do Veículo (CRV) devido às chuvas também poderão obter a 2ª via sem ônus. Quem tiver sido prejudicado pelas fortes chuvas, deve se dirigir à agência do Detran|ES mais próxima para solicitar o documento de veículo registrado no Estado.

Documentos necessários:
– Documento de identificação oficial com foto ou boletim de ocorrência informando a perda do documento na enchente.

Reposição de placa

Caso o proprietário tenha perdido a(s) placa(s) do veículo, ele poderá solicitar a sua reposição na unidade do Detran|ES ou diretamente no site www.detran.es.gov.br.

Documentos necessários:
– Documento de identificação oficial com foto ou boletim de ocorrência informando a perda do documento na enchente;

Para fazer o serviço digital, o proprietário que tem a placa do modelo pré-Mercosul (cinza) em seu veículo deve realizar o serviço de ‘Conversão de placa Mercosul a pedido’, disponível na área de Serviços digitais de Veículos do site do órgão.

Caso o veículo já tenha a placa no modelo Mercosul, o proprietário deve acessar a área de Serviços digitais de Veículos e realizar o serviço de ‘Substituição de placa’ e não haverá cobrança de taxa do Detran|ES.

Após a abertura do processo, o proprietário receberá um SMS com o código autorizador do emplacamento e deverá se dirigir com o veículo a uma empresa estampadora de placas credenciada ao Detran|ES para comprar e instalar a placa.

*Com informações do Detran-ES

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA