25.5 C
Vitória
quinta-feira, 2 maio, 2024

Vila Velha é a primeira cidade do Brasil a testar 5G voltado para gestão pública

Para o prefeito da cidade, a nova tecnologia 5G é algo que impulsionará a gestão municipal a um patamar inédito no Brasil

Por Wesley Ribeiro 

Vila Velha é a primeira cidade no Brasil a testar a tecnologia 5G voltada para o serviço público. A Unidade Municipal de Ensino Fundamental (UMEF) Professor Paulo Cesar Vinha, em Terra Vermelha, foi a escolhida para testar a nova tecnologia.

- Continua após a publicidade -

O 5G é a evolução do 3 e 4G e trará, além de mais velocidade de internet no celular, serviços chamados “acessórios”, para tornar os equipamentos públicos como escolas, câmeras de monitoramento, unidades de saúde, semáforos e iluminação pública, por exemplo, interligados por uma rede, colocando Vila Velha no hall das Cidades Inteligentes do país.

Os testes acontecem desde a última quarta-feira, 2 de janeiro e vai até a próxima terça-feira, 8 de janeiro, e são frutos da parceria entre a Prefeitura de Vila Velha e a Nokia Brasil.

A escola recebeu, para isso, uma antena de transmissão do sinal 5G, câmeras de monitoramento e demais equipamentos que oferecem infraestrutura digital dentro de uma rede privada onde, após a implantação total do serviço, todos os equipamentos da prefeitura se comuniquem, sem interferência ou risco de invasão hacker.

Testes 

Durante o período de testes, a escola terá internet sem fio, reconhecimento facial e leitura de placas de veículos, entre outros. A frequência trabalhada é entre 3.7 ou 3.8 MHZ de transmissão.

Para o prefeito Arnaldinho Borgo, a nova tecnologia é algo que impulsionará a gestão municipal a um patamar inédito no Brasil. Aproximará secretarias e serviços, além de permitir velocidade na resposta rápida aos munícipes.

esbrasil-vila-velha
Vila Velha vista de cima – Foto: Divulgação/PMVV

“Imagine poder monitorar o trânsito em tempo real, permitindo dar fluidez para uma ambulância que, por exemplo, está transportando um órgão captado e precisa se deslocar com rapidez. Todos os semáforos na rota dessa ambulância, traçada antes de sua saída do hospital até o ponto de chegada, ficando abertos e criando uma linha verde, expressa”, refletiu Borgo.

“Ou com vídeo consulta onde o médico tem o prontuário do paciente no momento do atendimento. O paciente em casa e o médico no consultório, com óculos de realidade aumentada enxergando o paciente. Que o pai possa ter, no entorno da escola onde mora, acesso às atividades do filho dentro da escola. Seu boletim, imagens, programação escolar. Ou sabermos a dificuldade cognitiva do aluno nos primeiros anos de escola e desenvolver para ele um programa escolar até o vestibular”, descreveu o prefeito.

O que é 5G?

A tecnologia 5G é a próxima geração de rede de internet móvel. Ela trará ainda mais velocidade para downloads e uploads, cobertura mais ampla e conexões mais estáveis. A ideia é usar o melhor espectro de rádio e permitir que mais aparelhos acessem a internet móvel ao mesmo tempo.

Especialistas do ramo de TI apontam que o 5G permitirá que mais de 1 milhão de aparelhos se conectem por metro quadrado. A proposta é tornar tudo conectado, como celulares, carros, geladeiras, máquinas de lavar e câmeras de segurança, entre outros eletroeletrônicos.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA