Vila Velha investe em tecnologia para melhorar gestão pública

A solução tecnológica foi adquirida por meio de licitação para contratação de uma empresa especializada para fornecimento do Sistema Integrado de Gestão Pública Municipal (Fotografia - iStock)

Novo sistema de gestão contribuirá para deixar a máquina pública mais eficaz

Investir em tecnologia é uma ação mais que bem-vinda quando a novidade traz benefícios para os usuários. Por isso, a Prefeitura de Vila Velha torna os processos públicos e as prestações de contas mais transparentes por meio de um novo sistema integrado com métodos avançados de gestão. A prazo total para o funcionamento é de seis meses.

“Com o novo sistema, o município avançará a passos largos na direção da modernização da máquina governamental, proporcionando ações com enfoques gerenciais e funcionamento mais ágil”, enfatizou a secretária de Controle e Transparência, Ângela Silvares. E acrescentou ainda: “As ações de controle interno, apoiando e auxiliando a gestão no processamento das despesas de forma ágil e prestações de contas elaboradas nos moldes das normas trarão avançado controle social e transparência pública”, enfatizou.

Para total funcionalidade, os responsáveis pelo projeto estão cumprindo algumas fases, como a migração da base de dados. Já foram organizadas a capacitação dos servidores, o mapeamento dos atuais e dos novos fluxos operacionais.

“A característica mais importante desse novo sistema é integração entre as áreas administrativas. Isso porque elas se comunicam entre si e evitam o resserviço”, avaliou o secretário de Administração, Rafael Gumiero. E continuou: Isso aí aumenta a agilidade, a eficiência da máquina, bem como torna o todo o processo mais transparente”, reforçou Ângela.

Por meio de soluções automatizadas e da disponibilidade da ferramenta de business intelligence (BI), o sistema viabiliza, de forma rápida e eficiente, o gerenciamento dos fluxos operacionais possibilitando, com isso, decisões mais assertivas por parte dos gestores municipais.

O prazo total de implantação é de seis meses (Fotografia – Felix Falcão)

O novo sistema também produz um conjunto de informações e conhecimentos necessários à gestão das políticas públicas. A partir daí, o município passa a atender de forma eficaz os órgãos de controle externo, no que se refere às normas de contabilidade pública, além de melhorar a qualidade e agilidade em todo o processo acompanhado pela Secretaria Municipal de Controle e Transparência.

Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!