Mourão destaca programa de combate à criminalidade do ES

Vice-presidente, o general Hamilton Mourão, fez visita ao governador do Espírito Santo, Renato Casagrande
Em visita ao ES, o governador Renato Casagrande - a esquerda na imagem -, apresentou os resultados do programa de combate à criminalidade Estado Presente em Defesa da Vida ao vice-presidente Mourão (Foto - Divulgação/Hélio Filho)

O vice-presidente reconheceu a eficácia do programa em visita ao Estado

O governador Renato Casagrande apresentou o programa Estado Presente em Defesa da Vida ao vice-presidente da República, o general Hamilton Mourão, durante reunião, no Palácio da Fonte Grande, em Vitória, na tarde desta quinta-feira (29).

O programa é considerado referência para a elaboração do Plano Nacional de Enfrentamento à Criminalidade Violenta do Governo Federal e foi apontado pelo vice-presidente como exemplo para o Brasil.

Além de conhecer a concepção do Estado Presente, Mourão recebeu informações sobre os dados de criminalidade violenta, que apresentam redução em todo o território capixaba desde o início do ano de 2019, sendo os melhores números dos últimos 23 anos.

O vice-presidente elogiou o programa Estado Presente e deixou claro que a metodologia pode ser utilizada como modelo para todo o País.

“Casagrande me mostrou esse programa do governo do Estado que se chama Estado Presente, que nada mais é do que aquilo que a gente debate o tempo todo. É um trabalho de integração de todos os entes ligados à segurança pública, no uso correto das ferramentas de inteligência, para que se faça um mapeamento de onde são cometidos os crimes e a partir disso, para que o combate a esse flagelo que atinge o nosso País seja feito de forma organizada. O Espírito Santo, pela forma como vem conduzindo isso, é mais uma vez exemplo para o restante da federação”, elogiou o vice-presidente.

Apresentação dos resultados do Estado Presente ao vice-presidente Mourão
(Foto -Divulgação/Hélio Filho)

Mourão afirmou ainda que o programa pode se tornar um exemplo para todo o País, “porque ele trabalha exatamente naquilo que nós consideramos fundamental. Primeiro lugar o uso de tecnologia e em segundo lugar, integração de todos os entes que combatem a criminalidade”, frisou o vice-presidente.

O governador destacou a importância do Programa Estado Presente, que virou referência para o Plano Nacional de Enfrentamento à Criminalidade Violenta do Governo Federal.

“O vice-presidente conheceu de perto nosso programa Estado Presente, que para nós é muito importante, pois o Governo Federal está vindo para cá utilizando nossa metodologia em Cariacica. Foi bom que ele tenha conhecido, pois queremos uma parceria no enfrentamento ao crime. Apresentamos, junto com a nossa equipe, a metodologia e os resultados e ele gostou muito do que viu. O nosso programa Estado Presente é referência nacional. Iniciamos em nosso primeiro mandato e obtivemos uma redução no número de crimes contra a vida. Retomamos o programa neste ano e estamos conquistando os menores números da série histórica. É o trabalho bem feito tanto na atuação policial quanto na social”, apontou o governador.


LEIA TAMBÉM
Conteúdo Publicitário