20.6 C
Vitória
sábado, 19 junho, 2021

Vejo o que fecha e o que funciona no feriado de Corpus Christi

Nesta quinta-feira (03) é feriado de Corpus Christi, festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia.

Por Munik Vieira

Por conta disso, haverá alteração no funcionamento de serviços públicos, bancos, comércio e supermercados em alguns locais do Espírito Santo.

O Governo do Estado e grande parte das prefeituras já anunciaram que vão suspender o atendimento administrativo neste dia e decretaram ponto facultativo também na sexta-feira (04), com exceção de Vitória, que antecipou a data para 31 de março.

Bancos

Segundo a Federação Brasileira dos Bancos (Febran), não haverá expediente nas agências no dia 3 de junho nem mesmo nas localidades em que o dia da celebração foi antecipado para outra data. Na sexta-feira (04), o expediente é normal.

Supermercados

Segundo a Associação Capixaba de Supermercados (Acaps), a orientação é que em cidades onde foi decretado feriado, os estabelecimentos funcionem das 8 às 18 horas, conforme prevê a Convenção Coletiva de Trabalho da categoria. Já onde a data foi antecipada, como é o caso de Vitória, ou onde não foi considerado feriado pela prefeitura local, a definição de horário de abertura e fechamento fica a critério de cada rede.

Comércio geral

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo (Fecomércio-ES) informou que o funcionamento do comércio será normal apenas no município de Vitória, que antecipou o feriado, sem pagamento adicional de hora extra. Nas demais cidades, o empregador pode convocar o funcionário, mas a compensação e pagamentos pelo feriado trabalhado deverá seguir acordo com a convenção coletiva entre sindicatos patronais e dos trabalhadores.

Shopping centers

Shopping Vitória;
Shopping Norte Sul;
Shopping Jardins;
Shopping Vila Velha;
Shopping Praia da Costa;
Boulevard Shopping Vila Velha;
Shopping Moxuara;
Shopping Montserrat;
Shopping Mestre Álvaro.

Praça de alimentação, lojas e quiosques funcionam das 12 às 20 horas.

Governo do Estado

Repartições estaduais não funcionam na quinta (03) e também na sexta (04) pois o Governo do Estado decretou ponto facultativo neste dia. A medida não contempla órgãos e entidades que desempenham serviços essenciais.

Prefeituras

A Prefeitura da Serra decretou ponto facultativo nos dias 03 e 04 de junho, em virtude das tradições culturais de Corpus Christi.

Na Prefeitura de Vitória, na quinta-feira (03), dia de Corpus Christi, será de expediente normal. Na rede municipal de saúde, no entanto, o esquema será especial. Os servidores Saúde que trabalharam no dia 31 de março terão folga nesta quinta-feira (3).

A Prefeitura de Vila Velha decretou ponto facultativo para quinta (03) e sexta-feira (04).

Em Cariacica, a prefeitura anunciou que somente serviços essenciais como saúde e limpeza pública irão funcionar na quinta (03) e na sexta (04).

Viana e Guarapari também decretaram ponto facultativo na quinta (03) e sexta-feira (04).

- Publicidade -

Matérias relacionadas

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade