23.8 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Veja a diferença dos sintomas entre Covid-19, gripe e resfriado

Ministério da Saúde informa que, ao identificar os sintomas, é necessário evitar a automedicação

Por Kebim Tamanini

Com o aumento dos casos de Covid-19, não apenas no Espírito Santo (16.613 casos notificados) mas em todo o país, é comum surgirem dúvidas sobre os sintomas e como diferenciar esta doença de uma gripe comum e do resfriado. Afinal, todos compartilham sintomas semelhantes, o que pode gerar confusão e preocupação. 

- Continua após a publicidade -

Tanto o resfriado, a gripe quanto a Covid-19 são infecções virais que afetam o sistema respiratório, podendo manifestar-se através de febre, dor de garganta, nariz entupido, cansaço, entre outros sintomas. 

A médica infectologista da Prevent Senior, Clara Buscarin, destaca os sintomas-chave da Covid-19: “Febre, falta de ar e dificuldades respiratórias”. Além disso, ressalta que a Covid-19 pode ser distinguida pela presença de dor de cabeça e tosse seca, frequentemente observadas. 

Em relação à gripe, a médica explica que os seus sintomas principais incluem febre, dores no corpo, tosse seca e dor de cabeça. Outros sinais como calafrios, mal-estar, dor muscular, dor de garganta, secreção nasal, diarréia, vômito e rouquidão também podem ser observados. Já o resfriado, outra infecção viral, é caracterizado por sintomas iniciais como garganta irritada ou inflamada, desconforto no nariz, espirros, corrimento nasal, tosse e sensação de mal-estar geral. Em alguns casos, pode haver febre baixa.

WordPress Tables Plugin

A duração dos sintomas também varia de acordo com o tipo de infecção, pois enquanto na Covid-19 pode variar entre 5 dias a várias semanas, na gripe é comum durar de 7 a 10 dias e, para os resfriados, de 3 a 5 dias. 

“Nos casos de gripe e resfriado, o tratamento pode ser feito em casa com repouso e hidratação, mas nos casos de Covid-19 é necessário ter orientação médica, pois os sintomas iniciais podem se agravar em pouco tempo, sendo necessária orientação médica”, salienta a infectologista. Veja os sintomas de cada doença.

O Ministério da Saúde reforça que, em caso de suspeita de ambas as doenças, é importante aumentar a hidratação e evitar a automedicação. Além disso, é possível realizar testes para identificar a exata enfermidade e fazer o tratamento adequado.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA