20 C
Vitória
sexta-feira, 23 abril, 2021

Capixabas com mais de 70 anos começam a receber vacina contra Covid-19

Na última semana, chegaram ao Estado dois carregamentos com mais de 84 mil doses cada um, totalizando quase 169 mil doses dos imunizantes

O Espírito Santo entrou na fase de aplicar, nas pessoas com idades entre 70 e 74 anos, a primeira dose da vacina contra a Covid-19. O governo do Estado recebeu, na manhã de sábado (20), o segundo lote de vacinas para dar continuidade à campanha a partir desta semana. Chegaram ao Estado uma remessa da vacina Oxford-Fiocruz, com 10,5 mil doses, e mais 73,8 mil doses da Coronavac (Sinovac/Butantan), totalizando 84,3 mil novas doses.

Somadas às 84,6 mil doses recebidas na última quarta-feira (17), o Espírito Santo poderá aplicar quase 169 mil doses dos imunizantes. Seguindo a atualização do Informe Técnico do Ministério da Saúde, com decisão tripartite, entre União, estados e municípios, as doses dessas remessa mais recentes serão incorporadas como primeira dose (D1). O objetivo é dar mais rapidez à imunização dos grupos prioritários.

Esta semana, os municípios já começam a vacinar os idosos de 70 a 74 anos, que somam 99.741 pessoas no Estado. A missão é atender 78% desta população com os carregamentos recebidos. Além disso, parte da remessa é destinada à finalização da cobertura de 100% dos idosos de 75 a 79 anos. Trabalhadores da saúde e residentes em comunidades quilombolas também serão atendidos.

Nova remessa esta semana

Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, Danielle Grillo, o lote esperado para a próxima semana está mantido. “Para este mês de março o Ministério da Saúde também definiu o envio de uma nova remessa toda semana, entre quartas e quintas-feiras. O que recebemos neste sábado (20) é uma remessa nova, portanto, há previsão de um novo lote para a próxima semana”, revelou.

As doses serão encaminhadas à Central Estadual de Rede de Frio para cadastramento. A distribuição aos municípios da Região Metropolitana começou na manhã desta segunda-feira (22). Já o envio às regionais de saúde Norte, Sul e Central será a partir de terça-feira (23).

- Publicidade -

Matérias relacionadas

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade