- Continua após a publicidade -

A cloroquina é realmente indicada no combate à Covid-19?

O presidente Jair Bolsonaro liberou o uso da cloroquina em casos leves da doença, mas especialistas afirmam que não é indicada, pois não se sabe bem os efeitos da droga no organismo

Na quinta-feira (14), o presidente Jair Bolsonaro disse que vai determinar ao Ministério da Saúde que libere o uso da cloroquina para pacientes que não estejam ainda em estado grave da Covid-19. Entretanto, ainda não existem evidências científicas sobre o efeito do medicamento no organismo.

A hidroxicloroquina, assim como a cloroquina, são base de diversos medicamentos indicados para tratamentos de doenças como reumatismo e problemas de pele, artrite reumatoide, lúpus, malária, entre outras.

Pesquisas têm sido realizadas para investigar a ação da cloroquina e da hidroxicloroquina associadas ou não à azitromicina e os resultados são promissores. Dentre eles foram citados a diminuição da carga viral e do tempo de internamento, fatores importantes na batalha contra a doença.

- Continua após a publicidade -

Para a pneumologista Jéssica Polese, apesar dos estudos realizados ainda há poucas evidências sobre a utilização do remédio. “Há poucos estudos sobre a eficácia da cloroquina no tratamento da Covid-19, os resultados são questionáveis e a maioria acaba usado por não ter outro tratamento”, afirma Jéssica.

Ela destaca, ainda, que utilizar já no início é arriscado, pois os resultados são questionáveis. “A única medida respaldada na literatura médica é o isolamento social, é o que salva vidas”, sugere.

O farmacêutico da Pharmapele Vila Velha, Márcio Mello, reforça que em casos de pacientes que fazem uso contínuo da hidroxicloroquina, por exemplo, de acordo com a resolução da Anvisa, e pela portaria 344, o medicamento pode continuar sendo usado e para manipulá-lo é exigido prescrição carbonada.

Leia Mais

SUS vai ampliar proteção vacinal contra doença pneumocócica
CPI da Covid: presidente da Anvisa confirma reunião...
Sequela pulmonar pode progredir dois anos após covid
Covid-19: Espanha tem quase 50 mil novos casos,...
Mito ou verdade: será que sempre chove no...
Junho: conscientização do lipedema
“O Cais das Artes é muito mais que...
Hospitais serão fiscalizados pelo CRM
Alunos de 6 a 10 anos estão mais...
IPCA-15: veja o que mais pesou no bolso...

Receba notícias exclusivas no seu WhatsApp

Contéudos especiais no seu email. Receba hoje!

- Continua após a publicidade -
- Publicidade -

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 233

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Política e ECONOMIA

- Publicidade -

Matérias relacionadas

- Continua após a publicidade -