20.5 C
Vitória
segunda-feira, 17 maio, 2021

Governo do Estado inaugura usina fotovoltaica em Cariacica

Investimento de mais de R$ 1,5 milhão permitiu a instalação dos painéis solares, que podem gerar energia suficiente para abastecer o equivalente a 250 casas

O Governo do Estado inaugurou, nessa quarta-feira (17), a usina de energia fotovoltaica instalada no Centro de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento (CPID), em Cariacica. O espaço será um grande laboratório para pesquisa de energia solar.

A primeira Usina para Pesquisa de Energia Fotovoltaica do Espírito Santo é coordenada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico (Sectides), por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

Em solenidade virtual, o governador do Estado, Renato Casagrande anunciou o funcionamento da usina e também assinou o termo de cooperação para implantar o Instituto de Inteligência Computacional Aplicada (I²CA).

“Nosso objetivo é aproximar as novas tecnologias e a inovação dos serviços públicos. Sabemos da importância de investimento em inovação. E agora mais do que nunca vemos a importância da ciência”, afirmou o governador Casagrande.

“É importante que as empresas que têm atuação mundial possam alocar investimentos em inovação no Espírito Santo. O nosso Estado não pode ficar esperando que outros sejam protagonistas. Precisamos criar tecnologias e produzir tecnologias para todo o mundo. Não podemos ficar apenas consumindo”, concluiu o governador.

O valor investido na Usina para Pesquisa de Energia Fotovoltaica foi de mais de R$ 1,5 milhão. O projeto consiste em dois conjuntos de módulos fotovoltaicos com potência instalada de 279,18 kWp e gerando, em média, 35,5 MWh/mês. Essa quantidade de energia elétrica seria suficiente para abastecer cerca de 250 residências.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade