21 C
Vitória
domingo, 28 abril, 2024

Inscrições para o Qualificar ES são prorrogadas

São mais de 11 mil oportunidades para aqueles que desejam aprender uma profissão e entrar no mercado de trabalho

Por Amanda Amaral 

Com mais de 11 mil oportunidades de cursos presenciais, o Qualificar ES prorrogou suas inscrições até o dia 02 de setembro. Para concorrer a uma das vagas é preciso ter no mínimo 16 anos e residir no bairro ou município onde as aulas acontecerão.

- Continua após a publicidade -

As inscrições são realizadas pelo site www.inovacaoedesenvolvimento.es.gov.br, onde os candidatos deverão preencher um cadastro. A iniciativa é do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides).

Os dias, horários e locais de realização das aulas, além das cargas horárias, variam de acordo com cada curso. As relações de candidatos classificados e suplentes serão divulgadas no site www.inovacaoedesenvolvimento.es.gov.br, no dia 14 de setembro.

Editais dos cursos

São 11.040 cursos presenciais, sendo que 10.010 vagas são destinadas ao público geral e mais 1.030 são exclusivas para mulheres. A oferta contempla moradores de 50 municípios capixabas.

Os interessados em participar devem ficar atentos aos editais da Sectides Nº 018/2022, que trata das vagas para o público geral, e Nº 019/2022, que oferta vagas para mulheres. Em ambos os editais, são permitidas duas inscrições por CPF, em dois cursos distintos e em turnos diferentes.

Critérios para inscrição 

Inscrições para o Qualificar ES são prorrogadas
As inscrições para participar do programa são on-line. Foto: Divulgação/Sectides

Para concorrer a uma das vagas destinadas ao público geral, é preciso ter idade mínima de 16 anos, completados na data da matrícula, além de residir no bairro e no município onde o curso será realizado, e ser alfabetizado, ou seja, saber ler e escrever. Para os cursos da área de saúde, a idade mínima é de 18 anos. Quem vai concorrer às vagas destinadas às mulheres também deve preencher os requisitos acima.

A classificação é realizada de acordo com a ordem de inscrição, bairro prioritário e em ordem decrescente, até o preenchimento total do número de vagas de cada curso e turno. As vagas não preenchidas pelos classificados do bairro prioritário citado em edital, poderão ser preenchidas por candidatos dos bairros do entorno, de acordo com Anexos A e B. Os demais candidatos serão considerados suplentes, desde que não tenham sido eliminados.

No encerramento das atividades, as pessoas que concluírem cursos práticos dos eixos de Gastronomia, Beleza, Costura e Decoração de Festas recebem ainda um kit empreendedor com produtos para subsidiar a abertura de novos negócios pelos alunos na área de formação, visando a fomentar o empreendedorismo.

Com informações da Sectides.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA