30.5 C
Vitória
quarta-feira, 22 DE janeiro DE 2025

Uma nova perspectiva para Guarapari entra em pauta

Uma nova perspectiva para Guarapari entra em pauta
Faixa de areia com obra de engordamento na Praia de Meaípe. Foto: Reprodução Facebook

Por José Antonio Bof Buffon

No último sábado, dia 2 de setembro, o Governador Renato Casagrande inaugurou a “nova” Praia de Meaípe, em Guarapari. Por ocasião da inauguração aconteceu o I Orla Festival: cultura,esportes e gastronomia.

O evento marcou a conclusão das obras de alargamento da Praia, que passou a contar com uma faixa de areia superior a 1 km de extensão e aproximadamente 100 metros de largura. A intervenção teve como propósito conter a erosão da faixa de areia, provocada pelo avanço do mar. Mais de R$ 65 milhões foram investidos pelo Governo do Estado do Espírito Santo.

Ao final do esforço alargamento a “nova” Praia de Meaípe poderá ser utilizada para diversas atividades, tais como eventos artísticos e culturais, feiras de gastronomia e artesanato, eventos esportivos, além de caminhadas e pesca. Trata-se de uma oportunidade sem precedentes para a redinamização do comércio e dos serviços, não somente naquele balneário, mas também em toda Guarapari.

- Publicidade -

O balneário, com certeza, será intensamente frequentado, haja vista a quantidade de pessoas que estiveram lá no final de semana da inauguração. E desde logo ficou evidenciado que os frequentadores da “nova” Praia, além dos moradores daquele balneário, sobretudos no período de férias e feriados prolongados, terão dificuldades com a mobilidade urbana, nas entradas, saídas, acessos e estacionamento, o que demandará da Prefeitura e da comunidade local, moradores e comerciantes, um esforço participativo e cooperativo que venha oferecer uma equação satisfatória para esta complexa problemática.

A bem da verdade, este novo atrativo demanda algo que poderíamos caracterizar como sendo um “plano de manejo”, um esforço concentrado e concertado, voltado para buscar e promover a sustentabilidade do “novo” balneário de Meaípe, a ser discutido, equacionado e implementado pelo poder público (Município e Estado), moradores e o segmento empresarial. Não se pode perder a oportunidade de se evitar o uso trivial e insustentável daquele novo atrativo.

Este esforço concentrado e concertado, de certa forma, também se aplica ao todo Município. A metodologia dos Destinos Turísticos Inteligentes, que será implantada em Vila Velha, em parceria com o Ministério do Turismo e a CNC, oferece pistas que, se bem trilhadas, podem conduzir a cidade a ser uma referência de sustentabilidade percebida em todo o mundo. O viés do “turismo de saúde” é o seu maior traço distintivo e, na sua dimensão, o único no mundo.

A Fecomercio entende que não há outra forma, outro caminho, para se alcançar o patamar de “Cidade Turística Sustentável” sem o concurso do Planejamento e da Cooperação entre os entes públicos e privados e sem autonomia e protagonismo empresarial, exercido por suas organizações.

Isoladamente, Guarapari é o maior “ativo” turístico do Espírito Santo e a cidade capixaba espontaneamente mais lembrada fora do nosso Estado.

Guarapari é conhecida como uma das cidades litorâneas mais lembradas do Brasil e um destino de férias muito procurado, tanto por turistas brasileiros quanto por estrangeiros. Suas praias de areias finas e águas cristalinas atraem visitantes em busca de sol, mar e, mais recentemente, montanha. Muitos visitantes buscam essas águas para tratamentos terapêuticos e este aspecto precisa ser devidamente qualificado, evidenciado, promovido e aproveitado economicamente. Além de praia e sol, a Cidade tem uma rica cultura local, com festas populares, artesanato, culinária capixaba e eventos culturais que refletem a diversidade e a história da região.

A Cidade dispõe de uma infraestrutura turística bem desenvolvida, com hotéis, pousadas, restaurantes, bares e uma variedade de atividades de lazer. A cidade oferece uma gama diversificada de opções de hospedagem, desde hotéis de luxo até acomodações mais simples. Vale dizer, tem uma enorme, diversificada e heterogênea base econômica especializada ou voltada para o turismo e já consolidada. Esta base econômica deverá ser agitada, dinamizada, ampliada e aperfeiçoada, para que venha oferecer novas oportunidades de desenvolvimento para o Município de Guarapari e seu entorno.

Assim como o Caparaó e o Centro de Vitória, Guarapari se caracteriza por ser complexa, diversifica e heterogênea, contém um enorme potencial ainda adormecido, que demanda Programa de Desenvolvimento Turístico específico, cooperativo e participativo, construído por uma governança local, que contemple planejamento e visão de longo prazo, projetos, metas e ações, que devem ser pactuadas e projetadas no tempo, gerando compromissos firmes entes os entes envolvidos.

Na base desse esforço, uma governança orgânica, sobre a qual se erguerão e serão implementados os projetos estruturantes, os quais redundarão em uma “Cidade Turística Sustentável”. Este tipo de esforço, pela complexidade e diversidade de projetos e ações, não há como ser conduzido unilateralmente por nenhum dos entes locais, nem externos. Somente uma ação cooperada e articulado, animada por uma forte governança, poderá promover, de forma sustentável, o desenvolvimento turístico da Cidade.

Além do alargamento da Praia de Meaípe, dois novos elementos positivos estão entrando em cena, os quais poderão suscitar o interesse e as condições objetivas e subjetivas para que se instaure na Cidade um processo endógeno de participação, cooperação e planejamento concertado. O primeiro elemento é decisão do Governo do Estado do Espírito Santo de dar nova vida ao Radium Hotel e de conceder ao Senac-ES a responsabilidade de implementar lá um centro de dinamização do turismo, com ênfase me turismo de saúde. O segundo é a eleição e posse da nova diretoria da Associação de Hotéis e Turismo de Guarapari – AHTG, cujo presidente é um atuante membro da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomercio – ES (CET-ES).

Junte-se a estes elementos o esforço de criação da Associação Comercial de Guarapari, inspirada no movimento Espírito Santo Em Ação, além do manifesto e firme propósito da Prefeitura de Guarapari em atuar neste propósito, estimulando, promovendo, fomentando e cooperando em projetos e ações que serão postos em pauta

José Antonio Bof Buffon é economista e Secretário Executivo da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomercio-ES.

Mais Artigos

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Fique por dentro

ECONOMIA

Vida Capixaba