24.9 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril, 2024

Turismo no estado deve ter aumento de 30% na procura no 1º semestre de 2022

Com o crescimento do turismo interno, o estado caminha para ser uma referência nacional, segundo Nerleo Caus, presidente da ABIH-ES

Por Ribeiro 

Um dos setores fortemente impactados pela pandemia, o turismo, tem reagido e mostrado crescimento, em especial o turismo interno, que despontou como uma tendência para o setor em 2022.

- Continua após a publicidade -

É o que mostra uma pesquisa realizada pelo buscador Kayak. Os níveis de buscas para destinos nacionais cresceram 63% em fevereiro deste ano, em comparação com o mesmo período em 2019.

Ao selecionar Vitória, a pesquisa do buscador revela que, em comparação com 2019, as buscas por voos para a capital do Espírito Santo, no dia 13 de março, cresceram 34%.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Espírito Santo (ABIH-ES), Nerleo Caus, aponta que o turismo no Estado deve crescer 30% no primeiro semestre.

“O Espírito Santo hoje é um estado referência na região Sudeste. Está na prateleira do turista, e está se consolidando como um destino nacional. A partir da inauguração do novo aeroporto, conseguimos dar um salto de qualidade. Estamos caminhando para ser uma referência nacional, com o crescimento do turismo interno”, destaca Caus.

esbrasil-nerleo-caus-presidente-abih-es
Nerleo Caus, presidente Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Espírito Santo (ABIH-ES) – Foto: Divulgação

Mesmo com o fim das restrições em viagens para o exterior, em países como Suécia, Suíça, Austrália e Dinamarca, que retiraram a obrigatoriedade do comprovante de vacinação ou teste negativo de Covid na entrada do país; ou mesmo a obrigatoriedade do uso de máscara em locais abertos, a busca pelos destinos nacionais segue em alta.

A título de exemplo, na terça-feira, 22 de março, a busca por destinos nacionais foi 31% maior do que há três anos. Já a busca por destinos internacionais caiu 16% no mesmo período analisado.

Os dados levantados pelo Kayak, são atualizados diariamente e, conforme a empresa, buscam “refletir as tendências mês a mês e as mudanças no interesse dos viajantes ano a ano”.

Litoral 

esbrasil-barra-do-riacho-concveicao-da-barra
Praia Barra do Riacho, em Conceição da Barra, litoral norte do estado – Foto: SETUR/Tadeu Bianconi

Caus destaca que, no estado, as montanhas fazem parte dos destinos mais procurados, mas as praias do litoral Norte também têm demonstrado uma busca diferenciada pelos turistas.

“As praias que estão concentrando muita gente são as do norte, como Guriri e Pontal do Ipiranga, que são regiões que estão sendo descobertas. A região lá de cima está sendo uma novidade e virando gosto do turista”, explica.

O presidente da ABIH-ES ressalta também que essa mudança tem sido motivada porque o turista está querendo “sair um pouco da aglomeração que é Guarapari, e esses polos alternativos têm atraído os turistas”.

Sobre as montanhas do Estado, Caus reforça que são um diferencial fantástico no turismo interno no país.

“A nossa montanha aqui é um diferencial fantástico. As montanhas do Estado têm o terceiro melhor microclima do mundo, com boas estradas, boas hospedagens, e uma beleza natural”, afirma.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA