22.1 C
Vitória
terça-feira, 23 abril, 2024

Réveillon, verão e carnaval impulsionam turismo na capital

De acordo com levantamento, 94% dos hotéis tiveram lotação máxima durante o período festivo

O turismo de lazer na capital capixaba vem crescendo a cada ano. Prova disso, é que no mês de janeiro a taxa de ocupação média nos hotéis em Vitória passou de 79,5%, em 2019, para 81,3%, neste ano. O dado foi divulgado na reunião ordinária do Conselho Municipal do Turismo (Comtur), nesta quinta-feira (5).

O levantamento foi realizado pelo Observatório Municipal do Turismo, da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV), em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-ES), e analisou a ocupação hoteleira nos períodos do Réveillon, verão, Carnaval de Vitória e Carnaval oficial.

- Continua após a publicidade -

Segundo os dados, quase todos os hotéis da capital (94%) tiveram lotação máxima na virada de ano.

A taxa de ocupação média dos hotéis da capital apresentou crescimento em todos os períodos analisados, demonstrando a consolidação de Vitória na rota do turismo de lazer.

O mês de janeiro também foi de grandes resultados para o setor turístico, sendo o melhor verão dos últimos quatro anos. Com taxa de ocupação média de 81,3% no período de 1º a 31 de janeiro, milhares de turistas escolheram a ilha para passar as férias e conhecer suas belezas e seus atrativos. No mesmo período do ano passado, a taxa de ocupação ficou em 79,5%.

Desenvolvimento do turismo

Segundo o diretor de Turismo da CDTIV, Felipe Ramaldes, os dados do setor hoteleiro são uns dos principais balizadores para análise do turismo. “O índice de ocupação hoteleira nos permite medir o fluxo turístico da cidade e analisar como o setor vem se comportando e se desenvolvendo em seus diversos segmentos”, explica.

O presidente da CDTIV, Leonardo Krohling, destaca que outro período analisado que apresentou grande crescimento foi o final de semana do Carnaval de Vitória, com taxa de 73% de ocupação – frente à taxa de 60,2% do ano passado.

“Os dados são muito representativos e mostram que o desfile das escolas de samba de Vitória tem crescido e se profissionalizado a cada ano, contribuindo para atrair cada vez mais visitantes e turistas. Tivemos na semana que antecedeu os desfiles um evento muito importante, que foi a Vitória Stone Fair, e muitas pessoas que participaram do evento a aproveitaram para estender sua permanência na cidade para conhecer o carnaval capixaba. É o turismo de lazer e de negócios caminhando juntos”, comemora.

Carnaval oficial

A taxa média de ocupação dos leitos no período do Carnaval oficial do Brasil também apresentou resultado significativo. A capital repetiu o mesmo sucesso do ano passado e apresentou uma taxa de ocupação acima de 80%, com os principais hotéis da cidade com lotação máxima de seus leitos.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA