30.2 C
Vitória
quinta-feira, 2 abril, 2020

Avenida Vitória: avanço na mobilidade urbana

Leia Também

IPRF: prazo para entrega é prorrogado pelo governo

O prazo para a entrega do IPRF foi alterado para 30 de junho, mas mesmo tendo mais tempo, não deixe para a última hora. Saiba mais!

Tempo: o que esperar para abril?

O mês de abril será marcado por temporais, chuvas volumosas e potencial para alagamentos. O mês começa com alerta e situação de perigo para chuvas fortes.

Bolsonaro sanciona lei da renda básica emergencial

Projeto de lei cria uma renda básica emergencial de R$ 600 aos trabalhadores informais, autônomos e sem renda fixa. Saiba mais!

Visite museus ao redor do mundo sem sair de casa!

Mas quem disse que você não pode ir a lugar algum? Você pode visitar os museus ao longo do mundo, e melhor: virtualmente!

Nova pavimentação asfáltica, ciclovia, sinalização e arborização. É tudo o que o capixaba vai ganhar com a nova Avenida Vitória. As obras, que começaram em outubro do ano passado, deverão ficar prontas até o final desse ano. E vai trazer grandes avanços para a mobilidade urbana na capital.

As obras da nova avenida Vitória estão a todo vapor e, com apenas três meses do início das intervenções, já estão 47% concluídas. Foram abertas várias frentes de serviços para que todos os processos possam ser adiantados. Ao mesmo tempo, são feitos os trabalhos de fresagem, demolição de pavimentação, drenagem, frentes de preparação para concretagem (regularização do solo, aplicação de concreto rolado – chamado de CCR, que é uma base para receber o concreto da pista -, e serviço de colocação de armação e formas) e aplicação do concreto na terceira faixa.

A avenida Vitória é uma das principais artérias de tráfego da grande Vitória. Ao todo, serão quase três quilômetros da via, que vão passar pelo processo de reestruturação. O espaço recuperado será o trecho entre a Avenida Cezar Hilal e a curva do Saldanha da Gama. A ciclovia também vai se estender durante toda a via. A obra está orçada em R$ 20 milhões.

Como ela vai ficar

De acordo com o projeto apresentado pela Prefeitura (foto abaixo), todo o asfalto será trocado. A faixa para veículos mais pesados vai receber reforço de concreto. E com isso terá mais durabilidade.

Também será implementado uma ciclovia de até três metros no canteiro central. Além de um guarda-corpo, que vai garantir a segurança dos ciclistas. A arborização que já existe será mantida.

“A obra da nova avenida Vitória prevê a preservação das características das árvores existentes no canteiro central da via. A via com fluxo de veículos mais pesados, por onde passam os ônibus, será refeita com concreto e não asfalto por conta da durabilidade, que é maior na pista por onde passam coletivos e caminhões”, explicou o secretário executivo da Central de Serviços, Weverton Moraes.

No restante da avenida, a obra continua a revisão da rede de drenagem e asfaltamento das pistas centrais. A pista vai ficar novinha para os veículos transitarem. “Essa obra vai garantir mais segurança não só para motoristas, mas o pedestre e o ciclista também”, garantiu.

Grandes expectativas

Segundo o secretário, a obra foi bem planejada. O transtorno é só por alguns meses. Ele garante que a população capixaba vai gostar do resultado final. Além da beleza que essa interferência vai trazer para a avenida.

Muita gente já está com grandes expectativas, como Gabriel Medeiros, que sempre usa a bicicleta para transitar no local. “A ideia da ciclovia foi ótima, até por que a pista para bicicleta otimiza nosso tempo, pois a gente consegue chegar mais rápido ao nosso destino. Além de nos dar mais segurança também. Não vejo a hora de poder usar a nova ciclovia”, afirma Gabriel.

Os motoristas também estão ansiosos. “É um bom incentivo para o transporte público até por que as pessoas não gostam de esperar. O transito também vai ficar mais organizado”, comentou Evaldo Bortoline. “Já estava precisando de uma obra na Avenida para modernizar o local. Pelo projeto, vai ficar bem melhor”, concluiu Luiz Guilherme.

Veja o vídeo

Publicidade

ES Brasil Digital

ES Brasil 174
Continua após publicidade

Fique por dentro

Inspire-se: aprenda a poupar e a investir com bons livros

Conheça alguns títulos que podem ajudar a você e a sua família a entrar nos eixos Mesmo com tantos bons exemplos nas prateleiras das...

Como proteger os dispositivos e garantir uma navegação segura

No dia em que se comemora o Dia da Internet Segura, especialista em tecnologia dá dicas para evitar violações na rede ao utilizar o...

Ibovespa caminha para pior mês desde 1998

Na tarde de hoje (31), Ibovespa acumulava em março perda de cerca de 28%, que se mantida representará o pior desempenho mensal desde 1998.

Dicas gratuitas para superar a crise econômica da Covid-19

Evento trará estratégias e ações com os participantes para sobreviver à crise econômica e ter sucesso no pós-crise causada pela doença.

Vida Capixaba

Camerata Sesi apresenta a live: “Café com Maestro”

Com o tema “Os benefícios da música na educação musical”, o maestro Leonardo David convida a musicista Fabi Cruz para a live nesta quarta (01), às 17h

Livros disponibilizados gratuitamente. Confira como acessar!

A Amazon, em parceria com autores, liberou o acesso às obras mais clássicas da literatura. Basta fazer o download e lê-los onde quiser!

Sesi Cultura Online: Nano Vianna e André Prando

Para estrear as lives do Sesi Cultura online, dois ícones da música capixaba estarão se apresentando hoje. André Prando e Nano Vianna

Podcasts para empreendedores ouvirem durante o isolamento social

Uma das opções para o período de isolamento social é ouvir podcasts, formato que ganhou o gosto do brasileiro:em 2019. Veja as dicas!
Continua após publicidade