O verão já terminou, mas as altas temperaturas ainda estão aí e na lista de prioridades para enfrentar os dias quentes está, sem dúvida, o ar-condicionado do veículo
O equipamento merece cuidado e deve passar por manutenção periódica. “A troca do filtro do ar não é um dos itens obrigatórios nas revisões, mas faz toda diferença. Em nossas concessionárias, a orientação para toda a equipe de serviço é verificar 100% dos veículos, pois um filtro sem troca há muito tempo exige mais do carro, aumenta o consumo do combustível, piora a qualidade do ar que circula na parte interna do carro e ainda reduz o desempenho do ar-condicionado”, afirma.
“O filtro geralmente fica ‘escondido’ na parte interna do carro e pode passar despercebido, gerando riscos e prejuízo para o motorista”, afirma o gerente de pós-venda da Raviera Jaguar Land Rover, Alziro Stein.
Em alguns casos, o filtro está tão sujo que a simples troca não é suficiente e precisa ser realizada uma limpeza completa do sistema, inclusive da caixa evaporadora, o que torna o serviço mais caro. Por isso, a manutenção preventiva com a troca do filtro e higienização do sistema é sempre a melhor opção.
Hora certa de trocar
Para saber se está na hora de trocar o filtro, é importante conferir a indicação do fabricante do veículo. “Em média, a recomendação é a substituição na faixa dos 10 mil quilômetros rodados”, ressalta o gestor de operações da Raviera Jaguar Land Rover, Vinícius de Castro.
A manutenção preventiva, orienta, é sempre o caminho mais seguro e barato para evitar prejuízo. “O carro é um patrimônio de alto valor, que exige bastante disciplina e planejamento financeiro para ser adquirido. Então não esqueça: realizar uma boa manutenção é uma ótima forma de valorizar seu investimento. Para isso, é preciso cuidar de todos detalhes, o que inclui o momento de trocar o filtro de ar do carro”, disse.
Quem adora pegar estrada, sobretudo de terra, deve redobrar a atenção com esse item. “O filtro de um carro que anda bastante em estradas de terra, com muita poeira, certamente vai se degradar mais rápido do que aquele utilizado a maior parte do tempo na cidade. Para completar a manutenção preventiva, vale também uma checagem visual, isso ajuda muito! Se o filtro estiver com bastante poeira acumulada, escurecido, não há o que discutir. É preciso fazer a substituição”, garante Vinícius.