As equipes pedagógicas das escolas estão incentivando as crianças a trocarem cartas para melhorar os desempenhos dos alunos nas disciplina de português
Alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef’s) Irmã Cleusa e Centro de Jacaraípe, na Serra, estão participando de um projeto de escrita de cartas à moda antiga. Ao todo, 350 crianças participam da ação, que visa a escrever uma carta para outro colega da escola que ele não conhece.
O projeto, que será desenvolvido entre os meses de julho e setembro, é acompanhado por professores, que orientam e corrigem os textos. A intenção é fazer com que os alunos melhorem o desempenho na disciplina de Língua Portuguesa.
As trocas das cartas serão realizadas nesta segunda-feira (30). Os próximos encontros dos alunos serão realizados no dia 13 de agosto e 14 de setembro, quando desenvolverão atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
“Entendemos que é essencial ensinar nossos alunos a escrever de maneira coesa, coerente e com prazer, aproximando-os cada vez mais do mundo mágico da leitura e da escrita”, disse a a diretora da EMEF Irmã Cleusa, Rosilene Araújo.
A professora regente Clara Zandomenico Malverdes explicou que a primeira cartinha precisa conter algumas informações básicas sobre a pessoa, como nome, idade, onde mora, o que gosta de fazer.
A professora afirmou que os alunos estão animados e se esforçando para fazer as cartas, como é o caso de Isadora Rodrigues, do 3º ano B, da Emef Irmã Cleusa. Ela afirmou que está animada com a produção. “Estou caprichando”, disse.