29.7 C
Vitória
segunda-feira, 13 julho, 2020

Tendências em tecnologia para 2020

Leia Também

Resultado do Sisu sairá amanhã, diz MEC

Mais de 800 mil candidatos disputam 51.924 mil vagas. Saiba mais! Em todo país, mais de 814 mil estudantes estão na expectativa pelo resultado da...

Com resultado apertado, presidente populista é reeleito na Polônia

Do lado adversário, o prefeito Rafal Trzaskowski, da Plataforma Cívica, que governou o país de 2007 a 2015, tentou oferecer uma alternativa progressista nas...

Racismo e violência contra criança e adolescente são desafios do país

Dia do ECA: Estatuto da Criança e do Adolescente foi publicado há exatos 30 anos. Confira! Publicado há 30 anos, o Estatuto da Criança e...

Brasil registra 631 mortes por covid-19 em 24 horas

Desde o início da pandemia, país registrou 72,1 mil mortes pela doença. Saiba mais! O Brasil registrou 631 óbitos pelo novo coronavírus em  24 horas, entre o...

Especialista aponta que a internet 5G e a inteligência artificial são algumas das tendências no setor de tecnologia neste ano

As inovações tecnológicas surgem a cada dia e as empresas buscam, além de se adaptar, encontrar nas dificuldades, oportunidades de crescimento. Prova disso, é uma pesquisa realizada pela empresa de serviços Deloitte, que mostra que os investimentos nessa área aparecem em primeiro lugar nas empresas.

De acordo com a pesquisa. 74% dos entrevistados desejam investir em tecnologia neste ano, pois acreditam ser o momento em que o setor de tecnologia está em maior crescimento.

O especialista em Gestão da Segurança da Informação da Indyxa, empresa especializada em infraestruturas para missão crítica, Tiago Brack Miranda, explica que as empresas devem acompanhar as  tendências tecnológicas que surgem a cada ano para direcionar os investimentos na área de forma assertiva.

“As empresas precisam se preparar para os novos tempos tecnológicos, desde a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) que promete mudar a forma como coletamos dados, internet 5G chegando para dar mais velocidade a todos, até tendências que nos acompanham desde o ano passado, como é o caso da Inteligência Artificial e a Internet das Coisas”, diz Tiago.

O especialista listou as 10 principais tendências em tecnologia para 2020. Confira!
  1. Internet das Coisas

Grande parte da população mundial possui um smartphone e acesso à internet. E, sem perceber utiliza algum processo de IoT (Internet das coisas) ou IoE (Internet de todas as coisas).

Para o especialista, essas são novas formas de estar conectado, novas formas de negócios. “A interconexão digital de objetos do dia a dia com a internet chega com força em 2020. Neste ano, a tecnologia promete movimentar as indústrias, conectando processos, dados e as pessoas, aproximando a comunicação do digital com o real”, explica Miranda.

tecnologia da informação
A internet das coisas é uma nova forma de estar conectado, nova forma de negócio. – Foto: Reprodução

  1. Tecnologia 5G

Trazendo mais velocidade, com dispositivos conectados a IoT, a tecnologia 5G chega para agilizar muitas atividades do nosso dia a dia.

“Nos países mais desenvolvidos, ela já está em fase de recrutar profissionais para implementar a tecnologia. No Brasil, a Anatel aprovou em novembro de 2019 a liberação de faixas de frequência, como a 2,3 GHz e 3,5 GHz para que, possivelmente em 2021, após a licitação, o país já tenha acesso à tecnologia”, diz o especialista.

  1. Análise de dados

Miranda destaca que o ponto principal em qualquer empresa é a tomada de decisão que promete ser muito mais eficiente com os investimentos em análise de dados. Além disso, o machine learning e a inteligência artificial chegam para ajudar no processo de análise desses dados, oferecendo mais velocidade e tranquilidade para as empresas.

  1. Edge computing

Com tratamento de informações local físico, ou seja, próximo ao operador ou da base de dados de uma determinada empresa, a Edge Computing será alavancada pelo crescimento dos dispositivos conectados a Internet das Coisas, beneficiando as empresas com serviços mais rápidos, seguros e transparentes.

  1. Blockchain

Outra inovação que está se destacando no mercado tecnológico é o Blockchain, um tipo de banco de dados, que armazena e assegura tudo que tenha valor digital para a empresa. Essa tecnologia promete deixar a rotina das empresas ainda mais prática em 2020, com benefícios como a economia de tempo em seus processos de transações e a redução de custos.

blockchain
O Blockchain é um tipo de banco de dados que armazena e assegura tudo que tenha valor digital para a empresa. – Foto: Shutterstock

  1. Hiperautomação

Tendência que já teve início com a tecnologia RPA (automação de processos robóticos), a hiperautomação faz com que um software aprenda as atividades com um operador humano, e posteriormente, tente replicar essa função sozinho, ganhando independência.

  1. Multiexperiência

A multiexperiência está nas previsões do Gartner entre as tendências em tecnologia para 2020. Unindo a realidade aumentada, a realidade virtual e a realidade mista, a tendência chega para mostrar e alterar a forma como enxergamos o mundo digital e de como interagimos com ele.

  1. Pesquisa por voz

A pesquisa por voz é uma das tendências mais quentes da atualidade. O comportamento do consumidor vem mudando nos últimos anos. Influenciados pelas tecnologias existentes, como é o caso dos assistentes virtuais do Google e Apple, que, por meio da busca por voz, trazem soluções rápidas para solucionar os problemas dos usuários.

“Para as empresas, é essencial que os negócios on-line, por exemplo, entendam que a pesquisa por voz é importante para o crescimento no mercado. Portanto, é necessário que as companhias se atualizem e se adaptem para as pesquisas por voz em suas plataformas”, destaca Miranda.

  1. Multicloud

Atualmente, as empresas possuem grande demanda de informações em seus bancos de dados. Por isso, a multicloud, plataforma de utilização de serviços e fornecedores de computação em nuvem, é uma forte tendência em tecnologia para 2020. A tecnologia prevê o investimento em cloud computing para atender a todas as demandas do negócio.

  1. Lei Geral de Proteção de Dados e a transparência no uso de dados

Prevista para entrar em vigência em todo o território brasileiro em agosto deste ano, a Lei Geral de Proteção de Dados, ou simplesmente LGPD, chega para mudar a forma como as empresas coletam e armazenam os dados de clientes, funcionários, fornecedores e entre outras pessoas.

“Por isso, as organizações precisam adotar práticas para garantir a segurança de seus dados, e, investir em ferramentas que auxiliem na transparência e na localização dos dados, bem como em formas de prevenir vazamentos e ataques cibernéticos na organização”, conclui o especialista em Gestão da Segurança da Informação.

Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

Chefe ou líder? O que você é?

Entende-se que uma das características mais importantes de um líder é desenvolver uma equipe que seja capaz de funcionar sem ele

Tecnologia faz produção de café conilon “pocar” no Norte do ES

Quem apostou em sistemas de irrigação modernos, aliados ao manejo correto integrado, já começa a colher os primeiros frutos de uma tecnologia que veio para ficar.

Feirão Limpa Nome: seis passos antes de renegociar!

Mas antes de ir para a etapa de negociações é importante que o consumidor conheça seus números e faça uma faxina financeira.

CNI: confiança dos empresários da indústria melhora pelo 3ª mês seguido em julho

As expectativas com relação aos próximos seis meses já são otimistas", destacou a CNI, no documento. Confira! Por Eduardo Rodrigues (AE) Após bater no fundo do...

Vida Capixaba

Mães à beira de um ataque de nervos

Não há descanso para as mamães, em casa, durante a pandemia Por Letícia Vieira Patrícia achou estranho o silêncio repentino, fazia meses que aquilo não acontecia:...

Escolas de Vila Velha são notificadas por não dar descontos nas mensalidades

As instituições privadas de ensino que não estão aplicando o desconto previsto na Lei Estadual nº 11.144/2020, válida a partir do dia 19 de junho.

Tempo instável neste fim de semana no ES. Confira a previsão!

Uma frente fria se afasta lentamente em direção ao norte do Espírito Santo, mas o tempo permanece com muitas nuvens e poucas aberturas de sol na maior parte do Estado.

Famílias têm papel fundamental na relação da criança com mundo digital

Rotinas offline ajudam a criança a desenvolver autorregulação. Saiba mais! Durante a pandemia de covid-19, os dispositivos eletrônicos com acesso à internet se tornaram...
Continua após publicidade