O sinal 5G na Serra possibilitará o desenvolvimento de novas tecnologias e o avanço da Indústria 4.0
Por Amanda Amaral
Os moradores da Serra já têm acesso ao sinal 5G, que deve impulsionar o desenvolvimento da Indústria 4.0. O município e Vitória são os únicos no Estado em que a tecnologia já está em uso. Contudo, o sinal também já foi liberado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para Fundão, Guarapari, Cariacica, Viana e Vila Velha.
Na Serra, inicialmente, o sinal 5G está liberado apenas para clientes da operadora Claro, que informou que a expansão da tecnologia na cidade será gradual.
- ES: abertura de pequenas empresas supera o período pré-pandemia
- Siga ES Brasil no Instagram
Hoje, a novidade está disponível nas regiões dos bairros Chácara Parreiral, Civit II, Colina de Laranjeiras, Guaraciaba, Jardim Limoeiro, Laranjeiras, Parque da Cidade, Santa Luzia, Solar de Laranjeiras e Valparaíso.
Infraestrutura digital
A Claro anunciou ainda que, a Embratel, marca do Grupo responsável pela frente corporativa, disponibilizará infraestrutura digital para desenvolver o mercado. “O novo ecossistema formado a partir do 5G permitirá uma contribuição inédita para o desenvolvimento econômico e social do País. A Embratel atuará em conjunto com empresas e governos locais para traçar um futuro altamente digitalizado, proporcionando uma infraestrutura digital habilitadora de inovações. Com a quinta geração da internet móvel, possibilitaremos a adoção em larga escala dos mais diversos dispositivos conectados e soluções para gerar impactos extremamente positivos em toda a sociedade, com eficiência, segurança, ultraprocessamento de dados, estrutura de baixíssima latência, alta confiabilidade, resiliência e disponibilidade”, afirma Marcello Miguel, Diretor-Executivo de Marketing e Negócios da Embratel.
Benefícios do 5G
A internet 5G é conhecida por sua maior velocidade, baixa latência e menor consumo de energia, e está sendo aguardada por vários segmentos em razão dos benefícios que poderá trazer para diversas funcionalidades.
Entre elas: aplicativos de realidade aumentada e virtual; Internet das Coisas (objetos habilitados para a internet); Inteligência Artificial (AI); e avanços tecnológicos na Indústria 4.0 e em aéreas como a saúde, mobilidade urbana, agricultura e outras.
Demais operadoras
Sobre a Serra, a VIVO e a TIM não informaram uma previsão para o início da disponibilização do 5G, assim como já o fazem em Vitória, juntamente com a Claro.
Em janeiro, a Anatel liberou o 5G em Cariacica, Fundão, Guarapari e Viana, e mais 74 cidades brasileiras próximas de capitais ou com mais de 500 mil habitantes. As liberações para Serra e Vila Velha ocorreram em janeiro deste ano.
O uso da tecnologia começou, no Espírito Santo, em agosto de 2022, na capital do Estado. Para que ela esteja disponível, é necessária liberação da faixa de 3,5 GHz pela Anatel. Em seguida, a operadoras que arremataram o Leilão 5G, de novembro de 2021, no caso do território capixaba Claro, VIVO e TIM, estão autorizadas a realizar o licenciamento e ativações de suas estações.