28.3 C
Vitória
quinta-feira, 25 abril, 2024

Supermercados crescem menos do que o esperado em 2018

Para 2019, a projeção de crescimento é de 3%

O ano de 2018 fechou com resultado positivo para o setor supermercadista. Houve o crescimento real em comparação a 2017 de 2,07% de acordo com o Índice Nacional de Vendas da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Os dados foram divulgados nesta terça-feira (5).

O resultado acumulado do ano é um pouco abaixo da previsão divulgada pela entidade. No começo do ano passado, a Abras projetou 3% de crescimento nas vendas, e, em julho revisou essa perspectiva para 2,53%.

- Continua após a publicidade -

“Após umas das maiores recessões vividas pelo país, a economia brasileira teve muita dificuldade para se recuperar. O ano de 2018 não teve o fôlego que esperávamos para um crescimento mais expressivo. Começamos bem, mas, infelizmente, fomos surpreendidos com a paralisação dos caminhoneiros no fim de maio, impactando no preço dos combustíveis e dos alimentos por causa do desabastecimento. Sem esses fatores, provavelmente, teríamos alcançado melhores resultados”, declara o presidente João Sanzovo Neto.

Sanzovo destaca que, para 2019, as expectativas estão melhores, principalmente após a definição do novo governo e as medidas econômicas já anunciadas pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, de controle de gastos, simplificação de impostos, desestatização do mercado de crédito, entre outros.

“Estamos otimistas e esperançosos de que 2019 será melhor que o ano de 2018. As projeções do mercado financeiro estão positivas, com juros e inflação controlados. A confiança dos empresários segue em alta, como vimos na nossa última pesquisa, e diante deste cenário, projetamos um crescimento em torno de 3,00% nas vendas deste ano”, afirma.

*Da redação com informações da Associação Brasileira de Supermercados


LEIA MAIS

Quase R$ 4 bi jogados na lixeira dos supermercados

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA