23.8 C
Vitória
quinta-feira, 9 maio, 2024

Seu cabelo está caindo? Pode ser sequela da Covid-19

Doença já acometeu quase 35 milhões de brasileiros e uma das queixas mais frequente é a perda de cabelo

Por Patrícia Battestin

No início de 2022 a dona de casa Sebastiana Santos foi diagnosticada com Covid-19. Vacina, ela não sofreu muito com os sintomas. Porém, meses depois percebeu uma grande queda nos cabelos.  “Minha casa passou a ficar cheia de fios. Eu recolhia punhados de cabelos no chão. Na hora de lavar os fios então, eu ficava apavorada”, contou a dona de casa.

- Continua após a publicidade -

A situação vivida por Sebastiana reflete a realidade de muitos brasileiros. De acordo com médicos e pesquisadores, cerca de 25% das pessoas que pegaram Covid-19 tiveram queda de cabelo. Não imediatamente após a infecção, mas até três meses depois do evento causal.

E cabelos perdidos normalmente tiram o sono, principalmente das mulheres. Mas, de acordo com os médicos é comum que os fios caiam. Entretanto é preciso ficar atento. “O paciente deve procurar o médico quando perceber que a quantidade de cabelos em queda está além do habitual, o que pode representar uma causa diferente da Covid, como quadros de anemia, alterações hormonais ou deficiências vitamínicas”, alertou a dermatologista Giselle Ayres.

Quem percebeu que perdeu o volume, ou tem notado falha nos cabelos, a boa notícia é que tem jeito. De acordo com Giselle Ayres, um bom profissional vai encontrar o tratamento mais adequado para cada pessoa. “O tratamento vai depender da investigação da causa e pode incluir desde medicamentos prescritos pelo dermatologista ou até mesmo procedimentos de Terapia Capilar”, explicou a dermatologista.

Uma boa alimentação pode ajudar

Os alimentos podem ajudar na batalha pelo retorno de um cabelo saudável no pós-Covid. De acordo com a nutricionista Vanessa Galina, as proteínas são grandes aliadas. “Ajustar a quantidade de proteína, especialmente aquelas ricas em aminoácidos essenciais: presente em alimentos de origem animal, é muito importante. Para os veganos, esse ajuste precisa ser bem calculado, para conseguir adequar certinho”, disse Vanessa.

A nutricionista fez uma lista de alguns alimentos que não podem faltar na dieta de quem quer melhorar a saúde dos cabelos. Veja quais são:

Fontes de zinco: presente também em alimentos de origem animal, leguminosas e oleaginosas;

Fontes de selênio: encontrado em oleaginosas (castanha do Pará), alimentos de origem animal e leguminosas;

Fontes de vitamina A: presente em legumes e verduras;

Fontes de Omega-3: presente em peixes, linhaça e chia

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA