24.9 C
Vitória
domingo, 28 abril, 2024

Setor de serviços cresceu 4,8% no Estado na comparação anual

Setor de serviços cresceu 4,8% no Estado se comparado a agosto de 2021, de acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços

Por Amanda Amaral

O setor de serviços cresceu 4,8% no Estado se comparado ao mesmo mês de 2021. Nesta base de comparação, houve expansão em cinco atividades, com destaque para o desempenho dos segmentos de Outros serviços (+15,3%) e Serviços profissionais, administrativos e complementares (+11,7%).

- Continua após a publicidade -

As informações são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) de agosto de 2022, elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados também foram analisados Instituto Jones Santos Neves (IJSN), que elaborou uma Resenha de Conjuntura.

Comparação mensal 

Vale ressaltar que na comparação entre agosto e julho de 2022, o setor de serviços no Estado apresentou recuo de 0,5%, resultado inferior à média brasileira (+0,7%). Desta forma, o Espírito Santo obteve o sexto pior desempenho entre os estados brasileiros.

Já na comparação interanual, o resultado brasileiro foi de +8,0% e o Estado fico com a décima nona colocação entre as demais unidades federativas. Contudo, nesta base de análise, o setor apresentou expansão em todas as cinco atividades pesquisadas no território capixaba.

setor de serviços cresceu
A equipe do IJSN é responsável por elaborar uma análise sobre a Pesquisa Mensal de Serviços. Foto: Divulgação/IJSN

Segmentos de destaque

“O acréscimo mais expressivo ocorreu em Outros serviços (+15,3%), seguido por Serviços profissionais, administrativos e complementares (+11,7%)”, informa o IJSN em sua resenha de conjuntura.

Na sequência, aparecem Serviços prestados às famílias (+6,7%); Serviços de informação e comunicação (+5,5%); e Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (+1,7%), que possui o maior peso na estrutura de serviços no Espírito Santo.

Entre janeiro e agosto de 2022, o crescimento do setor de serviços no Espírito Santo foi de 9,1%, superior ao desempenho nacional (+8,4%). Já no acumulado nos últimos 12 meses, o volume de serviços alcançou +9,2%, também acima da média brasileira de +8,9%.

Desempenho nominal

A receita nominal de serviços no Espírito Santo expandiu +11,9%, na comparação interanual, +18,8% entre janeiro e agosto de 2022 e +18,1% no acumulado de 12 meses.

“Em todas as medidas de desempenho, a receita nominal cresceu em magnitude consideravelmente superior ao volume de vendas, evidenciando o impacto da inflação elevada sobre o setor de serviços capixaba”, destaca a divulgação do IJSN.

Atividades turísticas 

O volume das atividades turísticas, medido pelo Índice de Atividades Turísticas (IATUR2) caiu 1,2% no confronto com o mês imediatamente anterior. Já na comparação interanual houve alta de +16,7%. No acumulado no ano e no acumulado em 12 meses, os avanços foram, respectivamente, de +38,2% e +36,7%.

A receita nominal das atividades turísticas apresentou variações de -1,0% frente ao mês imediatamente anterior, +37,4% na comparação interanual, +60,0% no acumulado no ano e +57,2% no acumulado em 12 meses.

Com informações do IJSN. 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA