23.8 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril, 2024

ES: Setor de serviços tem o oitavo melhor desempenho do país

O volume de serviços avançou +1,2% em junho frente ao mês anterior, resultado superior à média nacional (+0,7%)

Por Amanda Amaral

O volume de serviços no Espírito Santo avançou +1,2% em junho frente ao mês anterior, apresentando resultado superior à média nacional (+0,7%). Houve ainda crescimento de +10,3% na comparação interanual, também maior do que a média do país (+6,3%).

- Continua após a publicidade -

Em ambos os casos, o Espírito Santo aparece em oitavo no ranking entre os estados brasileiros que obtiveram melhor desempenho no setor de serviços. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e analisada pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) em sua Resenha de Conjuntura.

O setor de serviços no Espírito Santo registrou o décimo sétimo resultado positivo consecutivo, no comparativo com mesmo mês do ano anterior, apresentando expansão em todas as cinco atividades pesquisadas, segundo a análise do IJSN.

Desempenho dos segmentos

Na comparação interanual, o crescimento mais expressivo ocorreu no segmento Outros Serviços (+22,7%). Em seguida, Serviços Prestados às Famílias (+20,0%), que inclui as atividades que foram afetadas pelas restrições sanitárias impostas pela pandemia de Covid-19. Entre elas: restaurantes, hotéis, academias e salões de beleza.

Serviços Profissionais, Administrativos e Complementares apresentou crescimento de +12,0%. O segmento que possui o maior peso na estrutura de serviços no Espírito Santo, Transportes, Serviços Auxiliares aos Transportes e Correio, cresceu +11,5%. Por fim, Serviços de Informação e Comunicação também apresentou resultado positivo (+1,4%), o primeiro em oito meses, de acordo com a avaliação do IJSN.

Acumulados 

ES: Setor de serviços tem o oitavo melhor desempenho do país
O Índice de Atividades Turísticas retraiu 6,6% na comparação com maio. Foto: Governo do Estado

No acumulado no ano, o volume de serviços, no Espírito Santo obteve incremento de +11,0%, superando o desempenho nacional (+8,8%). Já no acumulado nos últimos 12 meses, o volume de serviços no estado alcançou +11,8%, acima da média nacional de +10,5%.

A receita nominal de serviços no Espírito Santo expandiu +22,2%, na comparação interanual. No acumulado no ano, a receita nominal de serviços mostrou aumento de +21,1%, enquanto no acumulado em 12 meses o acréscimo foi de +20,3%. 

“Em todas as medidas de desempenho, a receita nominal cresceu em magnitude consideravelmente superior ao volume de vendas, evidenciando o impacto da inflação elevada sobre o setor de serviços capixaba, que pode ser atribuída, em parte, à retomada da demanda por serviços”, destaca a Resenha de Conjuntura do IJSN.

Atividades turísticas 

Vale ressaltar que a o volume das atividades turísticas, medido pelo Índice de Atividades Turísticas (IATUR2) retraiu -6,6% comparado a maio. “… o que pode ser devido à elevação nos preços das passagens aéreas e alimentação fora do domicílio, ocasionada, possivelmente, pelo fim das restrições à circulação de pessoas”, explica o documento do Instituto.

Na comparação interanual, houve alta de +21,3% e no acumulado no ano e acumulado em 12 meses, os avanços foram, respectivamente, de +45,8% e +43,8%. Para as mesmas bases de comparação, a receita nominal das atividades turísticas apresentou variações de -2,1% frente ao mês imediatamente anterior, +49,2% na comparação interanual, +67,9% no acumulado no ano e +64,9% no acumulado em 12 meses.

Com informações do IJSN. 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA