22.1 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Setor de beleza fecha 2023 em alta no Estado

1200 empresas foram abertas em 1 ano. Estado tem mais de 20 mil estabelecimentos.

Por Gustavo Costa

Um segmento que sempre gera oportunidades, o ramo de beleza se destacou em 2023 no Espírito Santo. Em 12 meses 1200 empresas do setor foram abertas no Estado, segundo dados do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae-ES).

- Continua após a publicidade -

Mais de 20 mil salões, estúdios e institutos de beleza estão em funcionamento no Estado, de acordo com informação do Sindicato Patronal dos Salões de Cabelereiros do Espírito Santo (Sindibel). O presidente do sindicato, Adelmo Camilo Pereira, acredita que fatores como a Lei do Salão Parceiro, na qual o profissional deixa de ser empregado para ser um parceiro da empresa onde trabalha, contribuiu muito não apenas para a abertura, mas consolidação dos negócios na área. “Muitas coisas ficaram melhores para os dois lados. O salão deixa de ter tantos encargos com trabalhadores, passando a ter o cabeleireiro como um prestador de serviços. E o profissional não precisa ficar preso a um salário fixo, pode ganhar muito mais”, falou ele.

E foi aliás com a criação da Lei do Salão Parceiro que deu o empurrão decisivo para que a empresária Fabiana Battista tirasse do papel o seu sonho de abrir um estúdio de beleza, em Vitória. Filha de cabeleireira, Battista divide hoje o seu dia entre a jornada de engenheira, sua área de formação, e proprietária do estúdio de beleza, que abriu portas para cabeleireiras, manicures, massagistas e depiladoras. “É um ramo com muitos desafios, mas o retorno pode ser rápido. Para isso é bom contar com profissionais bem preparados e foco total no atendimento. Cliente que gosta, volta. Cliente que volta, fecha agenda. E agenda cheia gera dinheiro para o salão e seus profissionais. Todos ganham”, frisou.

Para o analista do Sebrae-ES Natan Sarria, por não demandar curso superior, o ramo da beleza facilita a entrada de profissionais no mercado e consequentemente, novas empresas sendo abertas.“O profissional do setor de beleza, com dedicação e empenho, tem à sua disposição diversos cursos profissionalizantes de curta duração no mercado. Munidos de equipamentos básicos, eles podem começar seus empreendimentos até mesmo sem dispor de um espaço físico”, enfatizou.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA