25.9 C
Vitória
segunda-feira, 16 maio, 2022

Serra tem maior crescimento no repasse de ICMS

Com a aprovação do projeto, a prefeitura vai poder conceder desconto para quem quitar as dívidas Foto: Divulgação /PMS

O Índice de Participação dos Municípios (IPM) sobre o ICMS arrecadado foi divulgado pelo Governo do Estado. Em segundo lugar vem Cariacica

Por Josué de Oliveira

A Serra foi o município que teve o maior crescimento do Índice de Participação dos Municípios (IPM) sobre o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). De 13,067% em 2021, o percentual passou a ser de 14,176% no ano de 2022.

A estimativa é que a liderança da Serra no crescimento do IPM traga um retorno de mais de R$ 42 milhões aos cofres do tesouro municipal.

Em seguida aparecem Cariacica, Viana, Barra de São Francisco e Cachoeiro de Itapemirim. O secretário de Fazenda, Henrique Valentim, explica que esse resultado é fruto do excelente trabalho realizado pelos servidores do Departamento de Administração Tributária da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefa).

“A equipe, composta por auditores e técnicos, durante todo o ano de 2021 realizou um trabalho de acompanhamento e auditoria da Escrituração Fiscal e das Declarações de Operações Tributáveis das empresas que realizam operações tributadas pelo ICMS no território do município”, afirmou.

O secretário reforça ainda a importante parceria, na correção das inconsistências apuradas ao longo do ano, entre o Fisco Municipal e os contabilistas, categoria profissional responsável pelo envio das Declarações de Operações Tributáveis, de acordo com o regulamento da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade