27.2 C
Vitória
terça-feira, 25 janeiro, 2022

Série Queimado: documentário retrata a luta dos escravos

esbrasil_sitio_queimado_serra
O documentário narra a revolta de Queimados, é gratuito e está disponível no Youtube. Foto: Wesley Ribeiro

Dirigido por Rogério Morais, o documentário entra nos meandros da história, tratando de forma didática e expressiva, a revolta dos escravos

Por Wesley Ribeiro 

Reunindo depoimentos e cenas emocionantes, o documentário A Luta pela Liberdade, laçado em novembro de 2021, retrata o período da escravidão no Brasil, em particular no município da Serra, onde se encontra o sítio histórico de São José do Queimado.

Em março de 1849, São José do Queimado foi palco de uma Inssurreição (as classes dominantes usavam esse nome para se referir à Revolta) que foi uma das maiores rebeliões a favor da libertação, ou seja, da alforria dos negros escravizados na província do Espírito Santo, e uma das maiores na época em que ocorreu no Período Imperial do Brasil.

Dirigido por Rogério Morais, o documentário, que tem aproximadamente 30 minutos de duração entra nos meandros da história, tratando de forma didática e expressiva, a revolta dos escravos que durou até Elisário, um dos negros líderes do movimento, ser preso. Cerca de trezentos negros participaram do levante, indo de fazenda em fazenda clamando a todos os escravos o apoio ao movimento.

O filme está disponível no Youtube e tem classificação livre.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade