22.7 C
Vitória
terça-feira, 16 abril, 2024

Série Queimado: ruínas reabrem as portas aos visitantes

O sítio de Queimado inclui a igreja e todo o seu entorno, além do cemitério antigo e paisagismo

Por Wesley Ribeiro 

As ruínas de São José do Queimado, importante monumento de resistência à escravidão no Espírito Santo localizado em Serra-Sede, reabrem as portas aos visitantes. São mais de 170 anos de história preservados nas paredes de pedra e naquilo que restou da arquitetura de uma época marcada pelo comércio de pessoas. O sítio inclui a igreja e todo o seu entorno, além do cemitério antigo e paisagismo.

- Continua após a publicidade -

Durante um longo período o sítio histórico careceu de cuidados especiais de preservação. Enfim, em fevereiro do ano passado as obras de restauro, que custaram R$1,3 milhão, foram concluídas. Mas, em virtude da pandemia de Covid-19, as visitas estavam suspensas. As informações são da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte do município da Serra.

Ruínas do Queimado
Lateral externa da Igreja de São José do Queimado, maior parte preservada.
(Foto: Wesley Ribeiro)

Agora, com a redução dos índices de disseminação da covid no Estado e a liberação de eventos, por parte das autoridades, os interessados em conhecer um pouco mais sobre a história do Espírito Santo podem visitar o espaço, localizado a cerca de 25 quilômetros da capital, Vitória.

O monumento esteve em ruínas por décadas. Após o restauro, realizado pelo Instituto Modus Vivendi, a partir de um acordo de cooperação técnica e financeira assinado entre a Prefeitura da Serra e o Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Espírito Santo (Sincades), volta a ser um importante propagador da história negra no Estado.

Ao longo desta semana, publicaremos uma série de matérias relacionadas ao sítio histórico, como o conteúdo histórico e as obras de restauro. Vale a pena conferir!

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA