23.9 C
Vitória
quarta-feira, 27 outubro, 2021

Semana Nacional de Trânsito: acidentes fatais com motos aumentaram na pandemia

A quantidade de vítimas fatais envolvendo motociclistas no trânsito aumentou significativamente nos últimos meses

Por Munik Vieira

Segundo o Relatório Mensal do Observatório de Segurança Pública – SESP, comparando o período de janeiro a agosto de 2021 com relação mesmo período ao ano de 2020, o número de mortes com motocicletas aumentou 30,3%. Além disso, dos acidentes fatais em geral, 53% envolveram motociclistas.

Segundo o Detran-ES, dados também mostram que, até agosto desse ano, foram aplicadas cerca de 78 mil infrações em condutores que utilizavam motocicletas, motonetas e ciclomotores. No mesmo período do ano passado, foram 72 mil, com destaque para a “transitar em velocidade superior à máxima permitida para o local, quando a velocidade for superior à máxima em até 20%”, como a mais cometida por motociclistas.

Pensando nisso, com o objetivo de chamar atenção dos motociclistas sobre os cuidados que precisam ter no trânsito com a saúde e realizar manutenções regulares em seus veículos, o projeto “Moto e Vida em Ação” chegou às ruas da Grande Vitória

A iniciativa integrada, que marca a Semana Nacional de Trânsito no Estado, teve início nessa segunda-feira (20), na avenida Eudes Scherrer, em Laranjeiras, na Serra, e é fruto de uma parceria entre o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES), Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), Sest/Senat, Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam) e Moto Vena.

Semana Nacional de Trânsito (SNT)

A iniciativa acontece em todo o País entre os dias 18 e 25 de setembro, com o objetivo de incentivar a sociedade para um trânsito mais seguro. Nesse período, são realizadas ações com o objetivo de conscientizar todos os envolvidos no dia a dia do trânsito, sejam eles motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas ou pedestres.

Neste sentido, o Detran-ES desenvolve nesta semana ações integradas para impactar a população sobre a importância de atitudes responsáveis nas vias, inspiradas pelo tema definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran): “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade