Medida segue a Semana Nacional do Trânsito, que busca conscientizar sobre a segurança viária das pessoas
No encerramento da Semana Nacional de Trânsito, cujo tema deste ano é “No trânsito, escolha a vida”, a Eco 101 adquiriu um simulador de impacto em realidade virtual para uso em campanhas educativas. A empresa planeja levar o simulador para escolas e campanhas educativas realizadas ao longo do ano em todo o trecho concessionado.
Este é o primeiro equipamento do estado com essa tecnologia, simulando uma colisão frontal para permitir ao passageiro vivenciar os perigos de comportamentos imprudentes no trânsito. Segundo a concessionária, ao usar os óculos de realidade virtual, a pessoa se enxerga no banco do carona de um veículo em movimento. A tecnologia oferece uma experiência realista de 360° com som imersivo, mostrando o trecho da rodovia e todas as imprudências do motorista até a colisão frontal.
O simulador é adequado para pessoas com mais de 12 anos e sem problemas de saúde, pois, mesmo a baixa velocidade, é possível sentir o impacto da colisão e a projeção do corpo.
- Grupo poderá receber isenção no estacionamento rotativo em Vitória
- Acidentes fatais envolvendo ciclistas aumentaram 2,6% neste ano
Para o gerente de Operações da Eco101, Christian Tanimoto, a empresa adquiriu o equipamento como mais uma ferramenta para utilizar nas campanhas educativas de trânsito.
“Essa aquisição mostra como a tecnologia pode desempenhar um papel fundamental na conscientização no trânsito. O nosso objetivo é reduzir cada vez mais os acidentes na rodovia e a nossa intenção com o simulador é criar um impacto emocional, fazendo com que os participantes levem consigo lições importantes de segurança viária e responsabilidade no trânsito”, reforça o gerente.
Campanhas no ES
Além disso, outras ações foram realizadas no Espírito Santo, como blitz educativas, cursos de formação, passeatas e visitas técnicas, promovidas pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), visando sensibilizar as pessoas sobre a importância da atenção no trânsito.
As prefeituras da Grande Vitória também promoveram campanhas educativas direcionadas ao ambiente escolar, com o objetivo de educar futuros pedestres, motoristas e motociclistas sobre os perigos da falta de prudência no trânsito.