25.5 C
Vitória
quarta-feira, 17 DE julho DE 2024

Nova agência do Detran em Viana funciona nas instalações do ‘É Pra Já’

Em breve, acontecerá provas teóricas de habilitação e está considerando também a realização de provas práticas, algo que ainda não ocorre na cidade

Por Kebim Tamanini

Os moradores de Viana que precisam dos serviços do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) devem ficar atentos: a agência do Detran na cidade mudou de endereço e agora funciona dentro do espaço ‘É Pra Já’. Esta nova instalação, inaugurada na última segunda-feira (17), promete facilitar a vida dos cidadãos, oferecendo uma série de serviços de forma centralizada.

- Continua após a publicidade -

O ‘É Pra Já’, localizado entre a Rua Espírito Santo – Pracinha Central e a Avenida Vitória, no bairro Marcílio de Noronha, é uma iniciativa da Prefeitura de Viana que reúne diversos serviços em um só lugar. A mudança da agência do Detran|ES para este local faz parte de um esforço conjunto entre o governo estadual e a prefeitura, formalizado por um termo de cooperação.

“O Detran|ES agora está mais acessível para os cidadãos de Viana, e estamos felizes por inaugurar essa nova agência. Durante a pandemia, mantivemos todos os serviços online e agora estamos fortalecendo essa estrutura com novas unidades para garantir que todos os cidadãos tenham acesso”, afirmou o governador Renato Casagrande durante a inauguração.

O novo Posto de Atendimento Veicular (PAV) de Viana funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para utilizar os serviços, os cidadãos devem agendar seu atendimento exclusivamente pelo site do Detran|ES (www.detran.es.gov.br). Esta medida visa organizar melhor o fluxo de atendimentos e evitar aglomerações.

Serviços Oferecidos

No novo PAV, os moradores de Viana poderão acessar uma vasta gama de serviços nas áreas de Veículos, Habilitação e Infrações, incluindo:

  • Veículos: consulta de situação, impressão de boletos, primeiro emplacamento, transferência de propriedade, alteração de características, emissão de segunda via de recibo, substituição de placas, entre outros.
  • Habilitação: renovação de CNH, adição e mudança de categoria, coleta biométrica, entre outros.
  • Infrações: consulta e recurso de multas, e outros serviços relacionados.

Novidades

Uma das grandes novidades anunciadas é a futura disponibilidade de realizar provas teóricas para a primeira habilitação diretamente em Viana. Atualmente, os candidatos precisam se deslocar para outras cidades para fazer esses exames. “Estamos mantendo a coleta biométrica na agência e trazendo a possibilidade de realizar as provas teóricas de primeira habilitação, atualização e de reciclagem em uma estação mista de biometria e prova teórica”, explicou o diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira.

Além disso, em resposta a um pedido da prefeitura, o Detran|ES está avaliando a possibilidade de também realizar as provas práticas de direção no município, o que seria um grande benefício para os quase 75 mil habitantes de Viana, que incluem 24.026 condutores e uma frota de cerca de 39 mil veículos.

Com a nova agência do Detran em Viana, os moradores ganham um acesso mais fácil e eficiente a uma ampla gama de serviços de trânsito. A integração desses serviços no ‘É Pra Já’ não só melhora a conveniência para os cidadãos, mas também reflete um esforço contínuo de modernização e melhoria do atendimento público no Espírito Santo.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 222

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA