Maioria dos acidentes não ocorreram em ciclovias, mas sim em vias comuns compartilhadas por outros meios de transporte
Por Kebim Tamanini
Na Semana Nacional do Trânsito, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) divulgou dados sobre vítimas fatais nas vias capixabas em 2023. O órgão revelou que os acidentes fatais envolvendo ciclistas são os mais preocupantes, pois 39 pessoas morreram, representando um aumento de 2,6% em relação ao ano passado.
Na Grande Vitória, houve um aumento nas fatalidades envolvendo ciclistas, e a maioria das vítimas ocorreu em vias comuns, compartilhadas com outros meios de transporte. Isso reforça a importância dos investimentos realizados nos municípios em infraestrutura cicloviária.
Segundo a Gerente de Educação de Trânsito do Detran-ES, Teresa Mate, os ciclistas são extremamente vulneráveis em comparação com outros usuários de motos e veículos. “Os motoristas devem manter uma distância segura de pelo menos um metro e meio ao ultrapassar um ciclista, independentemente de estarem em uma ciclovia ou na via comum”, esclarece.
O Detran-ES está ciente desse problema e trabalha em estratégias para reduzir o número de acidentes envolvendo ciclistas. “Estamos em sinal de alerta que nos faz refletir sobre o motivo desse aumento nas fatalidades entre ciclistas, mesmo com uma redução nos acidentes envolvendo carros e motos”, ressalta Teresa Mate.
- Prefeituras promovem ações educativas durante a Semana Nacional do Trânsito
- 57 cruzamentos em Vila Velha serão interditados para a 32ª Dez Milhas Garoto
Vale destacar que no Espírito Santo, aproximadamente 887 mil pessoas utilizam a bicicleta para atividades cotidianas, conforme o estudo do Instituto de Pesquisa Multiplicidade Mobilidade Urbana. Até 2024, a Grande Vitória terá mais de 400 quilômetros de ciclovias, proporcionando maior segurança aos ciclistas em locais apropriados.