22.1 C
Vitória
domingo, 28 abril, 2024

Seis mil novos empregos até o final do ano

Além da criação de postos de trabalho, a previsão é de crescimento de 5% nas vendas do comércio

Marco Antonio Antolini

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES) estima que cerca de 6 mil vagas de empregos temporários serão criadas no Estado até o fim do ano.  Além disso, a expectativa da Federação é que as vendas superam em 5% as do ano passado.

- Continua após a publicidade -

Tradicionalmente, a Black Friday, o Natal e as festas de fim de ano impulsionam o aquecimento das vendas e com isso há a necessidade de contratação de funcionários, principalmente no comércio, que deve responder por 3.960 (66%) das vagas abertas neste período. A estimativa é que, dos 6 mil funcionários, pelo menos 12% (720) sejam efetivados.

Com a chegada do verão, o turismo também contribui para o crescimento do número de vagas neste período do ano, com contrações em hotéis, pousadas, parques aquáticos, bares, restaurantes, entre outros locais.

 “Todo o comércio emprega muito para o Natal, com exceção de cidades pequenas, do interior, que têm o movimento de comércio voltado para a safra, especialmente a região do café, quando o meio do ano é mais forte que no fim do ano.  Agora, onde nós temos massas salariadas, que recebem 13º salário, funcionalismo público municipal, estadual e federal, temos excelentes expectativas para o comércio”, afirmou José Carlos Bergamin, diretor da Fecomércio-ES.

De acordo com Bergamin, antigamente se empregava exclusivamente para dezembro, mas com a black friday, as contratações se anteciparam e o movimento cresceu em novembro. De acordo com ele, o setor de turismo contrata mais em dezembro e janeiro, considerando as festas e o verão, com chegada de um número expressivo de turistas no Estado e o fato de que muitos capixabas estão de férias.

Promoções

“A movimentação principal é o Natal. É o que faz aumentar o crescimento, impulsionado pelo 13º salário. O comércio cria promoções e faz suas movimentações. Temos também uma gama de consumidores muito grande que não tem férias organizadas, que são os autônomos, que aproveitam de 20 de dezembro ao início de janeiro para fazer as suas compras”, afirmou José Carlos Bergamin.

Somando a todos esses fatores, ele ressaltou que o estado atravessa um momento positivo. “O Espírito Santo vem com uma performance pouco acima da média nacional. A iniciativa privada está com investimento, muitas empresas estão descobrindo o Espírito Santo, estão vindo para o estado por causa dos incentivos. Lá atrás tivemos problemas, mas hoje não vemos nada no horizonte que pode nos atrapalhar. Além disso, o consumidor está cada vez mais otimista e a sociedade está buscando viver cada vez melhor. Tudo isso cria um clima positivo. Estamos com a expectativa de superar as vendas do ano passado em cerca de 5%”, conclui Bergamin.

Fecomércio-ES

A Fecomércio-ES informou que integra a Confederação Nacional do Comércio (CNC), representando 137 mil empresas, que respondem por 70% do Produto Interno Bruto (PIB) capixaba e empregam 719 mil pessoas. O Sistema Fecomércio-ES atende todo o Estado, seja por meio das suas 31 unidades em mais 15 municípios ou das ações itinerantes. Representa 22 sindicatos empresariais e tem a missão de contribuir para o desenvolvimento social e econômico do Espírito Santo.   

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA