24.1 C
Vitória
terça-feira, 7 julho, 2020

Seis empresas são condenadas por lesar administração pública

Leia Também

Bolsonaro afirma que está com a covid-19

Com 65 anos, o mandatário faz parte do grupo de risco da doença. O resultado foi confirmado após o chefe do Planalto ter apresentado febre no dia anterior.

Ministérios defendem venda de refinarias após Congresso pedir bloqueio

Pastas da Economia e de Minas e Energia emitiram nota. Saiba mais!  A privatização de refinarias da Petrobras encontra aval em decisões recentes do Supremo...

Começam hoje inscrições para o Sisu

Pela 1ª vez, serão ofertadas vagas na modalidade a distância. Saiba mais! A partir de hoje (7), estudantes que participaram da edição de 2019 do...

SinoVac começa etapa final de testes da vacina contra covid-19

Empresa chinesa começa a selecionar voluntários neste mês. Saiba mais! A chinesa SinoVac está iniciando os testes da fase 3 de sua potencial vacina contra...

Condenação veio por meio da Lei Anticorrupção, que completa três anos neste domingo (29).

A Lei Anticorrupção sancionada pela ex-presidente Dilma Roussef (PT) completa três anos em vigor neste domingo (29), e o Espírito Santo tem seis empresas que cometeram atos lesivos contra a administração pública estadual e foram consideradas culpadas. O estado está na liderança de condenações a companhias no país, segundo dados divulgados pela Secretaria de Controle e Transparência do Estado (Secont).

Dois casos já se encontram no Cadastro Nacional de Empresas Punidas (CNEP), da Controladoria-Geral da União (CGU), e quatro aguardam para ser incluídos.
Outras cinco condenações são oriundas de Brasília. Mais nenhum estado possui condenações registradas no CNEP. “Para conseguir o combate efetivo à corrupção, é preciso vontade política. O Espírito Santo demonstrou isso, foi o primeiro estado a criar uma estrutura administrativa e os números comprovam essa vontade política”, afirmou o secretário de Controle e Transparência, Eugênio Ricas.

Segundo Rica, foram aplicadas multas que, somadas, chegam a R$ 815.129. “Na época, eu era secretário de Justiça e um representante da empresa fez a oferta de propina querendo que a gente interviesse para aumentar a dimensão do contrato. Essa pessoa recebeu voz de prisão em flagrante, responde a processo criminal e, com base na Lei Anticorrupção, a Secont puniu com esse valor”, disse.

As outras empresas multadas foram: uma de instalação de refrigeração de Cariacica por fraude em licitação na Secont; uma de artigos de papelaria de Fundão e outra de alimentação de Vitória, por terem apresentado documentos falsos nas secretarias de Gestão (Seger) e Justiça (Sejus), respectivamente; uma de equipamentos de informática de Linhares por entrega de mercadoria falsificada na Secont; e a última de serviços de escritórios de Alegre por apresentar documento falso na Secont.

 

Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

esbrasil_177
Continua após publicidade

Fique por dentro

Planejamento e pesquisa ajudam microempresa a ter crédito na pandemia

Cooperativas, fintechs e empresas individuais emprestam a juros baixos. Saiba mais! Um dos principais gargalos para os negócios de pequeno porte durante a pandemia da...

Caixa deposita saque emergencial do FGTS para nascidos em fevereiro

Valor será creditado nesta segunda-feira (6) pelo banco. Confira! A Caixa inicia, nesta segunda-feira (29), o pagamento do saque emergencial do Fundo de Garantia do...

O que fazer se entregou a declaração de imposto de renda com erro?

O prazo para a entrega do IRPF na última terça-feira (30). Contudo, muitos continuam preocupados pois descobriram que cometeram erros na hora do envio e querem saber como ajustar o documento.

O exemplo cooperativista para enfrentar crises

O cooperativismo é uma forma cada vez mais eficaz para avançar em momentos de crise, ainda mais num mundo que se desenha cada vez mais colaborativo.

Vida Capixaba

Webinar aborda a construção em aço na era da Indústria 4.0

A webinar “Construção em aço na era da Indústria 4.0”, que será realizada nesta quinta-feira (09), a partir das 17 horas.

Como fica o tempo nesta semana no Espírito Santo? Veja!

De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a previsão é de poucas nuvens e sem chuvas nas regiões capixabas.

Marcos Caruso é o homenageado do 3º FestCine Pedra Azul

O ator reúne em seu extenso currículo 16 filmes, 26 novelas, 28 espetáculos de teatro e a participação em minisséries e produções especiais para televisão, além de trabalhos como diretor, dramaturgo e roteirista.

Vila Velha renova contrato de bicicletas compartilhadas

O Bike VV foi renovado por mais três anos e o horário de empréstimos das bicicletas ampliado para 24 horas.
Continua após publicidade