28.3 C
Vitória
quinta-feira, 25 abril, 2024

Seguros de DPVAT terão a Semana de Conciliação em maio

Seguros de DPVAT terão a Semana de Conciliação em maioTodos os segurados com processos judiciais para receber o seguro obrigatório por acidentes de trânsito (DPVAT), em tramitação em primeira ou segunda instância na Grande Vitória, terão uma chance de resolver suas pendências durante o mutirão da semana de conciliação específica que será realizada entre os dias 14 e 18 de maio pelo Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), no Fórum da Prainha, em Vila Velha.

O acerto para realizar mais este mutirão foi feito num encontro (foto) entre a assessora executiva da Diretoria Jurídica da Seguradora Líder, Maristella Melo, e o assessor especial da Presidência do TJ, Augusto Passamani Bufulin. A Líder é a responsável pela gestão de todas as ações de seguros DPVAT no Brasil. Até o dia 13 de março, a seguradora enviará ao juiz-coordenador das Semanas de Conciliação a lista dos processos passível de acordo.
De acordo com a assessoria da Presidência, há 1509 processos de DPVAT em Vitória, Vila Velha, Cariacica, Viana e Serra. Na avaliação de Maristella Melo, em torno de mil processos têm possibilidade efetiva de acordo. A Semana de Conciliação de Seguros DPVAT terá a designação de seis médicos peritos para atuarem nas juntas conciliatórias, que deverão avaliar cerca de 200 processos por dia.
Os dados relacionados a acidentes de trânsito no Brasil preocupam: as indenizações pagas pelo DPVAT em 2011 aumentaram 45% em relação ao ano de 2010. De acordo com as estatísticas da Seguradora Líder, em 2011, foram 58.134 seguros por morte, 239.738 por invalidez permanente e 68.484 para despesas médicas. O total de indenizações chegou a R$ 2,287 bilhões.
De acordo com o Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde, entre 2002 e 2010, o número total de óbitos por acidentes com transporte terrestre cresceu 24% no Brasil: passou de 32.753 para 40.610 mortes. Com base nesses números, a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou o Brasil como 5º. País do mundo em mortes no trânsito.
Os homens representam 77% das vítimas de acidentes de trânsito no Brasil. Dos quais, duas em cada cinco vítimas têm entre 18 e 34 anos de idade. Os motoristas condutores dos veículos significam mais que o dobro dos pedestres vitimados por acidentes.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA