22.1 C
Vitória
domingo, 28 abril, 2024

Homicídios de mulheres reduzem em 25% no primeiro bimestre de 2024

Também houve queda no número total de assassinatos em comparação ao ano anterior

Por Kebim Tamanini

Na semana em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, o Espírito Santo apresenta um cenário positivo em relação à segurança pública das mulheres. De acordo com dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), o primeiro bimestre de 2024 registrou uma redução significativa no número de homicídios do gênero feminino em comparação com o mesmo período do ano anterior. Foram contabilizados 12 assassinatos, contra 16 em 2023, representando uma queda de 25%.

- Continua após a publicidade -

O secretário da Segurança Pública, Eugênio Ricas, enfatiza os esforços do governo estadual em aumentar a eficiência dos programas voltados para acolher e proteger as mulheres diante da cultura machista.

“É um caminho árduo, pois é algo que vem da criação desses indivíduos, que entendem a mulher como propriedade. Temos que ser mais eficientes no combate a esse tipo de crime e estamos criando mecanismos durante a administração do governador Renato Casagrande, e em conjunto com a Secretaria Estadual das Mulheres, para melhorar essa rede de apoio a quem sofre essa violência”, esclarece Ricas, que assumiu a pasta da Sesp há exatamente um mês.

Homicídios de mulheres reduzem em 25% no primeiro bimestre de 2024
Fonte: Sesp-ES

O governo estadual atribui os resultados positivos à execução do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, lançado em 2019, que visa reduzir os índices de violência e criminalidade, especialmente em crimes letais como homicídios, feminicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte.

O governador Renato Casagrande, ao lançar o programa na época, destacou a importância de se especializar no enfrentamento de crimes contra as mulheres e contra os jovens, principalmente os negros.

Homicídios no geral

Além da redução nos homicídios de mulheres, o Espírito Santo também registrou queda no total de assassinatos. No primeiro bimestre de 2024, foram contabilizados 148 homicídios, contra 181 no mesmo período do ano passado, marcando o menor número registrado desde 1996. A redução acumulada em comparação com 2023 chega a 18,2%.

As regiões Noroeste, Sul e Metropolitana, tiveram reduções nos índices de assassinatos de 50%, 35% e 16,5%, respectivamente. A região Norte foi a única que teve aumento, com seis casos a mais do que em 2023.

O governador Casagrande comemorou os números positivos e pontuou a importância do trabalho conjunto entre as forças de segurança, o eixo social do programa Estado Presente e as comunidades. “São resultados como estes que reforçam a relevância do trabalho conjunto entre as forças de segurança, o nosso eixo social do programa Estado Presente e as comunidades, orientados para a construção de um futuro mais pacífico e seguro em nosso Espírito Santo”, ressalta.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA