Segundo estudo do Ministério da Saúde, os homens estão mais cuidadosos após participar de pré-natal. O envolvimento do pai no nascimento da criança é o principal estímulo.
Oito em cada dez homens presentes em consultas de pré-natal passaram a ficar mais cuidadosos com a própria saúde, segundo pesquisa divulgada nesta quinta (8) pelo Ministério da Saúde.
O estudo indica que 72,25% dos pais ou cuidadores entrevistados participaram das consultas de pré-natal com suas parceiras. Desse total, 80,71% afirmaram que esse envolvimento os motivou a cuidar melhor de sua saúde.
“Os dados demonstram que a paternidade é a principal porta de entrada do homem na unidade de saúde para que ele também se cuide”, informou o ministério.
Nesta terceira etapa da pesquisa Saúde do Homem, Paternidade e Cuidado, foram feitas 37.322 entrevistas com pais ou cuidadores que assumiram a figura paterna e que acompanharam o pré-natal, parto e pós-parto de crianças nascidas no Sistema Único de Saúde (SUS) no ano de 2015.
O objetivo do estudo, de acordo com a pasta, é obter dados sobre acesso, acolhimento e cuidados com a saúde masculina nos serviços públicos de saúde e levantar informações sobre o envolvimento do pai no pré-natal e no nascimento da criança. A coleta de informações foi feita entre março de 2017 e março deste ano.
Novembro Azul
Apesar do bom resultado, ainda é alto o número de homens que não tem sua rotina de cuidado com a saúde. Segundo a pesquisa, 36,36% dos entrevistados disseram que não tem o costume de buscar estabelecimentos públicos de saúde.
Esse mês a Campanha Novembro Azul chama atenção para a saúde do homem. O teme desse ano é “Homem, da Infância à Velhice, cuide de sua saúde, de Novembro a Novembro”. A proposta é chamar a atenção de gestores e profissionais de saúde para a importância de olhar para a saúde do homem de forma integral.
*Com informações da Agência Brasil
Leia mais
Jogos estimulam saúde mental e física de idosos