24.4 C
Vitória
domingo, 19 maio, 2024

Saúde amplia faixa etária da vacina contra dengue; veja o motivo

Espírito Santo registrou 20 mortes e 66.209 casos confirmados de dengue em 2024

Por Kebim Tamanini

O Ministério da Saúde ampliou o público-alvo da vacinação contra a dengue visando evitar perdas de estoques de vacinas próximas do vencimento. Doses com validade até 30 de abril poderão ser aplicadas em pessoas de 4 a 59 anos, conforme autorizado pela Anvisa.

- Continua após a publicidade -

Em publicação nas redes sociais nesta quinta-feira (18), a Secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, explicou que a medida é temporária, devido à data de vencimento das vacinas. A estratégia é válida para municípios que possuem muitas doses com risco de perda física.

A campanha de vacinação contra a dengue iniciou em fevereiro, com a distribuição de doses a 521 municípios. Além das 23 cidades do Espírito Santo já contempladas, outras 29 receberão as vacinas ao longo deste mês.

O início da imunização, que era direcionada apenas a crianças de 10 e 11 anos no Espírito Santo, foi ampliado para a faixa etária de 10 a 14 anos no início de abril.

Espírito Santo registrou 20 mortes e 66.209 casos confirmados de dengue em 2024
O Brasil se tornou o primeiro país do mundo a disponibilizar vacinas contra a dengue no sistema público de saúde. Foto: Reprodução

O que dizem as Prefeituras

A Prefeitura de Vitória afirmou que segue as orientações do Estado e ainda não recebeu indicação sobre a ampliação da faixa etária, pois não possui vacinas com vencimento em abril.

Já Viana esclareceu que aguarda o envio de doses para ampliar a vacinação, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde.

A Secretaria de Saúde da Serra informou que possui doses válidas até o final de junho e que a estratégia anunciada pelo Ministério da Saúde se aplica aos municípios com doses a vencer em 30 de abril.

As Prefeituras de Cariacica e Vila Velha não responderam até o momento.

Casos de dengue

O Espírito Santo registrou 20 mortes e 66.209 casos confirmados de dengue em 2024, de acordo com o último boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), divulgado nesta quinta-feira (18).

Os municípios onde foram registrados óbitos são: Linhares (05), Aracruz (02), Anchieta (02), Dores do Rio Preto (01), São Gabriel da Palha (01), Barra de São Francisco (01), São Roque do Canaã (01), Laranja da Terra (01), São Mateus (01), Sooretama (01), Serra (01), Santa Teresa (01), Vitória (01) e Muqui (01), além de 42 mortes em investigação.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA